Curiosidades Paralímpicas: Pistorius, um mito em apuros

Sul-africano era o grande nome do esporte paralímpico até ser acusado de assassinato

Oscar Pistorius (Foto: AFP)
Oscar Pistorius durante a edição de Londres das Paralimpíadas (Foto: AFP)

Escrito por

* Em Londres-2012, o sul-africano Oscar Pistorius e a mesa-tenista polonesa Natalia Partyka, ambos amputados das duas pernas, participaram tanto da Olimpíada como da Paralimpíada. Depois da competição, o mito se transformou em réu, após ser acusado de assassinar a tiros a namorada, em casa. Foi preso e responde a processo até hoje.

* A melhor participação do Brasil em Paralimpíadas foi na edição de Londres-2012, quando ficou na sétima colocação, com 43 medalhas (21 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze). No entanto, em Pequim-2008, o time brasileiro conseguiu o maior número de medalhas no total: 47 (16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze), terminando em nono lugar.

* Não havia mais do que três competidores em cada esporte na primeira edição dos Jogos, em Roma-1960 o que garantiu medalhas para todos os participantes.

* Na Rio-2016, serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Londres-2012. É a primeira vez que os Jogos Olímpicos são sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México-1968.

* O Brasil participa da Paralimpíada do Rio-2016 com a maior delegação da sua história: 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres. Pela primeira vez, o país terá representante em todas as 22 modalidades paralímpicas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter