LANCE!
22/10/2016
08:10
São Paulo (SP)

O Corinthians está muito próximo de acertar o retorno do atacante Jô, jogador da base do clube e mais jovem a marcar um gol pelo Timão. O atleta chegou a São Paulo na última quinta-feira, mas ainda não fez exames médicos no clube.

Além de Jô, muitos outros jogadores já deixaram o clube, mas sentiram aquela saudade e resolveram voltar. Do time campeão do mundo em 2000, por exemplo, muitos deixaram o Corinthians como ídolos e voltaram anos depois. Pelo Corinthians, Jô fez 115 jogos e marcou oito gols.

Para não ampliar tanto o leque, montamos uma lista com jogadores que passaram pelo Timão neste século, desde 2001, e voltaram. Não contamos, porém, atletas que pertenciam ao clube e foram emprestados, apenas os que deixaram o clube definitivamente.

Talvez o caso de maior sucesso entre eles tenha sido Marcelinho Carioca, que deixou o clube em 1997 como ídolo para jogar no Valencia, da Espanha, mas retornou no ano seguinte e ganhou dois Brasileiros e um Mundial. Outros que voltaram para ganhar títulos importantes são Douglas e Liedson, ambos presentes na conquista da Libertadores da América.

Na maioria das vezes, no entanto, a volta não costuma dar tão certo. Cristian, por exemplo, deixou o clube chorando em 2009, mas vive fase ruim desde que voltou em 2015. Ex-companheiro do volante 2009, Elias voltou, ganhou o Brasileiro, mas saiu com um clima ruim para o Sporting. Até mesmo Edu Gaspar, que virou dirigente, teve um fim de carreira mediano no clube.

Campeões do Mundo em 2000, Ricardinho, Vampeta e Rincón também voltaram ao clube, mas não conseguiram obter o sucesso da primeira passagem.

Os números de partidas e gols foram consultados no Almanaque do Timão, do jornalista Celso Unzelte.