LANCE!
26/10/2017
11:35
São Paulo (P)

Palco que viu as históricas conquistas de Arthur Zanetti, Diego Hypólito e Arthur Nory na Olimpíada Rio-2016, a Arena Carioca 3 volta a ser palco de um grande evento da ginástica artística. A partir desta quinta-feira (26), será realizado o Torneio Nacional da modalidade, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. O evento terminará no domingo.

A competição será um grande festival da ginástica artística brasileira. Nesta quinta-feira, serão realizadas competições nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto nas divisões iniciante, intermediário e avançado. No mesmo dia, haverá os treinamentos livres para os participantes do Campeonato Brasileiro de Especialistas, que reunirá grandes nomes da modalidade, entre eles justamente os três medalhistas na Rio-2016: Zanetti (prata nas argolas), Diego e Nory (prata e bronze no solo, respectivamente). A partir das 21h está marcada a cerimônia de abertura, que será um grande show para o público.

Muitos dos participantes do Torneio Nacional terão pela primeira vez oportunidade de competir em um local com estrutura erguida para receber os melhores ginastas do mundo. É o caso do paranaense Rodrigo Figueiredo Cardoso, de 22 anos, que viajou ao Rio de Janeiro pela primeira vez.

- Nos sentimos muito motivados por estar ao lado de atletas de tanto talento. Vamos dar o nosso melhor para chegar ao nível deles. Esta é a primeira vez que venho ao Rio, e estou gostando muito de conhecer a arena. Antes não tínhamos estrutura no Estado para treinar e hoje temos um Centro de Treinamento. Eu evolui muito nesse período, aprendi muito, e fui terceiro lugar na categoria iniciante no ano passado - afirmou.

- A realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, foi um incentivo para elas e por mais que elas possam ver pela TV, estar nesse evento agora está sendo maravilhoso. Elas acompanharam aRio 2016 e foi um incentivo muito grande. Estávamos sonhando em estar aqui. Esse é o legado que ficou - disse Flavia Pedrosa, coordenadora de ginástica artística da equipe de Araruama, cidade da região dos lagos, do Rio de Janeiro.

Brasileiro de Especialistas

A competição reunirá 48 dos melhores ginastas brasileiros, entre homens e mulheres, competindo em aparelhos específicos. O masculino terá a a participação de 27 ginastas no solo, salto, paralelas, barra fixa, argolas e cavalo. Eles representam dez clubes diferentes: Minas Tênis Clube (MG), Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Grêmio Náutico União (RS), São Bernardo do Campo (SP), Serc Santa Maria (SP), Setor Leste (DF), Sogipa (RS), BFC (SP) e Taubaté (SP).

- Quero passar bem pelos aparelhos e manter o bom rendimento que tenho tido. Voltei do Mundial agora, trago a bagagem de competição e para completar me dediquei aos treinos por mais duas ou três semanas para este Brasileiro. Estou preparado para esse último campeonato do ano - afirmou Arthur Nory, que comemora o fato de voltar a competir no local onde conquistou sua medalha de bronze olímpica em 2016.

No feminino, serão 21 representantes de seis equipes nas disputas do solo, salto, trave e assimétricas. Entre elas está Thaís Fidelis,  ginasta de 16 anos que brilhou recentemente no Mundial de Montreal, onde terminou a final do solo na quarta colocação logo em sua primeira participação na competição. Ela disputará os quatro aparelhos no Brasileiro pelo Cegin (PR). Os demais clubes participantes são: Clube de Regatas do Flamengo (RJ), Esporte Clube Pinheiros (SP), Serc Santa Maria (SP), Grêmio Náutico União (RS) e São Bernardo do Campo (SP).

Confira a programação completa do Torneio Nacional de ginástica artística:

​Quinta-feira (26)
8h30 às 21h: Competição Iniciante GAM/GAF - Torneio
9h às 18h: Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro
14h às 18h50: Treinamento escalonado Intermediário e Avançado GAF - Torneio
16h às 19h: Treinamento livre Intermediário e Avançado GAM - Torneio
21h: Cerimônia de abertura

Sexta-feira (27)
9h às 12h - Treinamento de pódio GAM/GAF - Brasileiro
13h30 às 18h10: Competição Intermediário GAM/GAF - Torneio
17h30 às 20h30: Competição Avançado GAM/GAF - Torneio
15h às 18h - Treinamento livre GAM/GAF - Brasileiro

Sábado (28)
7h30 às 9h: Aquecimento GAM - Brasileiro
9h às 13h20: Competição GAM - Brasileiro
7h50 às 9h20: Aquecimento GAF - Brasileiro
9h25 às 11h30: Competição GAF - Brasileiro

Domingo (29)
8h30 às 10h: Aquecimento livre nos aparelhos GAM - Brasileiro
8h50 às 10h20: Aquecimento nos aparelhos GAF - Brasileiro
10h às 12h30: Competição GAM - Brasileiro
10h25 às 12h30: Competição GAF - Brasileiro
12h45: Premiação - Brasileiro