Mundial militar verá inauguração de quadra em Parque da Barra

As finais do 2º Campeonato Mundial militar de vôlei de praia serão realizadas na primeira quadra de areia construída dentro do legado olímpico da Rio-2016

A quadra de areia tem 1.600m² e está localizada ao lado do Centro Olímpico de Tênis
A quadra de areia tem 1.600m² e está localizada ao lado do Centro Olímpico de Tênis (Crédito: Lilian Dias)

Escrito por

As finais do 2º Campeonato Mundial militar de vôlei de praia terão um palco especial neste final de semana. As partidas serão realizadas em uma quadra de areia construída dentro do Parque Olímpico. A obra foi conduzida pela AGLO (Autoridade de Governança do Legado Olímpico), que administra as instalações do legado olímpico da Rio-2016.

Pela primeira vez, um legado olímpico contará com uma estrutura para esportes como futevôlei, futebol de areia, beach tênis, rugby de areia e vôlei de praia, que é uma modalidade olímpica. A estreia neste final de semana será em um evento que contará com medalhistas olímpicos, como Bruno, Alison e Ágatha, além das duplas Evandro/André e Larissa/Talita. A entrada ao público será gratuita.

Para o presidente da AGLO, Paulo Márcio Dias Mello, a quadra representa mais uma opção de espaço de treinamentos e competições de atletas de base, bem como para o alto rendimento. A estrutura passará a ser utilizada também pera treinamentos dos atletas brasileiros visando o ciclo olímpico de Tóquio-2020.

- A gente tem que oferecer o melhor para esses atletas. Agora nosso objetivo é dar pleno uso ao novo equipamento esportivo, de modo que, inclusive, possamos capacitar nossos competidores para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Essa é mais uma opção para o desenvolvimento dos esportes de alto rendimento no Brasil - disse Mello.

A quadra, com 1600m², está localizada ao lado do Centro Olímpico de Tênis. A ideia é que as estruturas internas como banheiros e vestiários do segundo equipamento sirvam de apoio para o primeiro. As obras foram realizadas em três meses, incluindo a construção da quadra, paredes de contenção, sistema de iluminação e drenagem de água. Os 640m³ de areia foram fornecidos pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei).

A arquibancada terá estrutura móvel e ficará a cargo do organizador do evento esportivo. A estimativa é de que ela deverá atender um público de até quatro mil pessoas.

Brasileiros começam bem o Mundial

As duplas brasileiros largaram bem na fase de grupos do 2º Mundial militar de vôlei de praia, nesta quarta-feira, nas instalações do CCFEx (Centro de Capacitação Física do Exército). Na chave feminina, as duplas Ágatha/Duda e Larissa/Patrícia venceram seus dois jogos por 2 a 0, assumindo assim as lideranças dos respectivos grupos.

No masculino, houve também um amplo domínio brasileiro, com somente uma derrota em 12 partidas realizadas. Curiosamente, foi em um confronto doméstico: a dupla Saymon/Álvaro venceu Hevaldo/George por 2 a 0 (21-18 e 21-18). Nesta quinta (9), a partir das 9h, prossegue a fase classificatória, enquanto que no período da tarde começarão os confrontos das quartas de final entre as mulheres.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter