A Federação de Tênis de Mesa do Rio assinou contrato para usar a Arena Carioca 3 como centro de treinamento

A Federação de Tênis de Mesa do Rio assinou contrato para usar a Arena Carioca 3 como centro de treinamento (Crédito: Divulgação/ME)

LANCE!
19/10/2017
15:35
São Paulo (SP)

Aos poucos, as instalações do Parque Olímpico da Barra, um dos legados esportivos da Olimpíada Rio-2016, vão ampliando suas atividades. Algumas das entidades esportivas do país estão intensificando a utilização do espaço que recebeu os maiores atletas do mundo nos Jogos Olímpicos do ano passado.

A principal novidade será a transferência da sede do COB (Comitê Olímpico do Brasil) para o Parque Aquático Maria Lenk. A informação foi publicada nesta quinta-feira pela coluna do jornalista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", e confirmada pelo LANCE!

A mudança foi uma das primeiras decisões do novo presidente do COB, Paulo Wanderley, que assumiu o comando da entidade após a renúncia de Carlos Arthur Nuzman, que se encontra preso acusado de corrupção passiva.  Segundo a assessoria de imprensa do comitê, em contato com o  LANCE!,  o objetivo é que troca de sede ocorra em até seis meses. Este seria o tempo necessário para adaptação das instalações do Maria Lenk para receber a estrutura do COB. O objetivo da mudança é redução de custos, em razão do preço elevado do aluguel da sede atual, localizada na Avenida das Américas.

Já a Federação de Tênis de Mesa do Estado (FTMERJ) entrou em acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro e a Subsecretaria do Legado Olímpico para utilizar a Arena Carioca 3. Atualmente, os mesatenistas usam a instalação duas vezes por semana. Com a nova parceria, a meta é ocupar o espaço todos os dias da semana.

- Já tivemos a inauguração do CT de Ramos e, agora, estamos utilizando a Arena 3 às quartas e sextas-feiras. A nossa ideia é de que no ano que vem ocupemos o espaço diariamente. Queremos atingir ainda mais pessoas com a iniciativa - disse Omar Barbosa, líder de projetos especiais e detector de talentos da CBTM (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa).

A Arena Carioca 3 recebeu as disputas de judô paralímpico, esgrima e taekwondo durante o Rio 2016. Com a instalação do centro de treinamento no Parque Olímpico, a federação do Rio pretende realizar um trabalho de massificação da modalidade. Hugo Calderano, principal mesatenista do país na atualidade, nasceu no estado e iniciou no esporte no Fluminense.