Os campeões e vices da primeira etapa do Brasileiro Interclubes, realizada em Caxias do Sul

Os campeões e vices da primeira etapa do Brasileiro Interclubes, realizada em Caxias do Sul (Crédito: Divulgação/CBT)

LANCE!
30/10/2017
15:02
São Paulo (SP)

Começa nesta terça-feira (31) e vai até o próximo domingo a segunda etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de tênis, reunindo tenistas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, nas disputas das chaves de simples e duplas, feminino e masculino. A competição irá acontecer no Clube Esperia, reunindo 248 jogadores.

O Brasileiro Interclubes é organizado em parceria da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) e o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes). Como recebe uma parcela dos recursos da Lei Agnelo/Piva, com dinheiro oriundo das loterias esportivas, o CBC tem feito parcerias com diversas confederações para organização de competições interclubes. Com o pagamento de passagem área e hospedagem, a CBT calcula que os infanto-juvenis brasileiros irão economizar um total de R$ 6 milhões entre 2017 e 2020.

A diferença entre o Brasileiro Interclubes de tênis e Circuito Nacional infanto-juvenil é que além de pontuar para o seu ranking individual, o tenista irá marcar pontos para o clube pelo qual joga. Assim, haverá também a criação do ranking brasileiro de clubes da CBT. No masculino, em simples e duplas, serão 48 tenistas na chave principal e 32 tenistas no qualifying. No feminino, em simples e duplas, serão 32 tenistas na chave principal e 32 tenistas no qualifying.

Para poder participar dos campeonatos o tenista deverá estar obrigatoriamente filiado à CBT, em dia com o pagamento da taxa anual da entidade e devidamente regularizado em sua Federação Estadual.

A primeira etapa do Brasileiro, encerrada neste domingo, foi disputada no Clube Recreio da Juventude, em Caxias do Sul. Depois do torneio em São Paulo, estão previstas as seguintes etapas: em Criciúma, no Clube Mampítuba (6 a 12/11); em Curitiba, no Clube Curitibano, entre 13 e 19/11; em Salvador, no Clube Bahiano de Tênis, entre 20 e 26/11; e em Belo Horizonte, entre 15 e 25 de março, no Minas Tênis Clube, em um torneio que pontuará especificamente para o ranking interclubes de 2017.​