Patrícia Schepa foi um dos destaques da estreia/ Foto: CBHb

Patrícia Schepa foi um dos destaques da estreia/ Foto: CBHb

Bruna Souza, Dois Minutos
12/07/2016
21:19
Porto Alegre (RS)

Essa terça-feira, 12 de julho, começou com ótimas notícias para o Brasil. Em disputa do Mundial de Handebol de Areia, em Budapeste (HUN), as Seleções Brasileiras Masculina e Feminina estrearam com vitórias. As equipes que defendem os títulos encararam nesta manhã nada mais do que dois jogos cada.

No feminino, o Brasil encarou na primeira partida o Uruguai. A partida foi bastante disputada, no entanto, as brasileiras conseguiram na primeira etapa abrir uma larga vantagem, encerrando o primeiro tempo com o placar marcando 24 a 6. No segundo set, as uruguaias deram um pouco mais de trabalho, mas nada que tirasse a concentração da equipe verde-amarela, que encerrou com 18 a 10. Placar Final: BRA 2 x 0 URU.

No segundo jogo feminino do dia, a Seleção encarou o Taipei e também não teve tantas dificuldades em vencer. No primeiro set o Brasil goleou, 29 a 5. E no segundo também, 24 a 10. Placar Final: BRA 2 x 0 TAI.

No masculino, a Seleção Brasileira enfrentou no primeiro jogo a forte seleção do Egito. O primeiro set foi muito disputado. Erros aconteceram em ambos lados, contudo, acertos foram muito mais. Os contra-ataques eram rápidos, tão rápidos como os ataques. O Brasil conseguiu abrir uma vantagem apertada encerrando o primeiro set com vitória, por 18 a 16. No segundo set o jogo ficou tão disputado que poucos gols saíram, mesmo assim os egípcios conseguiram ficar um gol a frente e venceram o sete, por 8 a 9. Com o empate, o confronto foi para o terceiro set. Mas preparado fisicamente e mais tranquilo, a Seleção Brasileira conseguiu impor ritmo de partida, e apesar dos poucos gols, conseguiu abrir vantagem e venceu, por 8 a 5. Placar Final: BRA 2 x 1 EGI.

Na segunda partida, a Seleção Brasileira enfrentou os Estados Unidos. Esse jogo foi bem disputado, no entanto, um pouco mais tranquilo. No primeiro set os brasileiros venceram por 28 a 14. No segundo a vantagem se manteve, por 22 a 10. Placar Final: BRA 22 x 10 EUA.

Com as vitórias as Seleções Brasileiras garantiram boas colocações dos grupos. No feminino, o Brasil está em primeiro da Chave B, com quatro pontos, os mesmos da Noruega, porém saldo de gols maior. No masculino, o Qatar está em primeiro, e o Brasil em segundo, ambos escretes com quatro pontos. O desempate se deu pelo fato do Brasil ter perdido um set.

A ponta Patrícia Schepa, do Brasil, avaliou como positiva os primeiros confrontos brasileiros no Mundial. "Foi uma estreia positiva contra o Uruguai. Conseguimos manter o ritmo e ganhar os dois sets. Nossa equipe trabalhou muito bem tanto no ataque como na defesa. Já Taipei jogou com um time muito rápido. Nossa defesa trabalhou bastante e conseguiu marcar bem as adversárias. Assim, conseguimos vencer com tranquilidade", ressaltou.

As Seleções Brasileiras retornam a disputar o Mundial nesta quarta-feira, 13, no qual as duas equipes farão dois jogos cada. Os brasileiros encararão o Bahrein, às 7h30; e depois a Ucrânia, às 16h30. As brasileiras enfrentarão a Tunísia, às 5h; e depois a Polônia, às 11h30 (Horário de Brasília).

A primeira fase do Mundial encerra-se na quinta-feira, 14.