Brasil tentará conquistar uma das vagas para o Mundial da França./ Foto: CBHb

Brasil tentará conquistar uma das vagas para o Mundial da França./ Foto: CBHb

Bruna Souza, Dois Minutos
10/06/2016
20:25
Porto Alegre (RS)

O Pan-Americano Masculino começa oficialmente nesta sexta-feira, 10 de junho, com a abertura. No entanto, as partidas começam no sábado, 11, e o Brasil enfrentará o Paraguai no primeiro dia da sua busca pelo tricampeonato.

A Seleção Brasileira fará a sua estreia no Pan juntamente ao Paraguai, às 20h. A partida será no Estadio del Bicentenario, cancha que fica dentro do Ginásio Tecnopolis.

Abrirá a rodada o embate entre Estados Unidos, às 15h. No mesmo horário também haverá o confronto entre Chile e México. Groenlândia e Canadá, assim como Argentina e Guatemala, jogam às 17h. E a partir das 20h, além de Brasil e Paraguai, haverá o outro duelo: Uruguai e Colômbia.

As 12 seleções participantes deste Pan estão divididas em dois grupos. No A estão Chile, México, Groenlândia, Canadá, Argentina e Guatemala. Na Chave B estão Brasil, Estados Unidos, Porto Rico, Paraguai, Uruguai e Colômbia.

O Pan-Americano deste ano está mais longo em virtude do aumento de seleções participantes. A competição é a principal do continente e garante três vagas para o Mundial Masculino, que ocorrerá em 2017 na França.

A Seleção Brasileira no Pan-Americano

A Seleção Brasileira buscará o tricampeonato. Participante desde a primeira edição, em 1979, esteve em oito finais, no entanto conquistou o ouro apenas em 2006 e 2008, quando as duas edições foram no Brasil.

A Seleção usará o Pan como um aquecimento para as Olimpíadas, mas esta não será a principal meta do grupo. “O Pan-Americano distribui três vagas para o Mundial da França e esse é sempre o primeiro objetivo. Depois, como é normal, queremos tentar ganhar o campeonato. Nestes últimos anos sempre tivemos uma briga na final contra a Argentina. Mas, antes de chegar lá, será uma competição longa e para nós será muito importante para podermos praticar algumas coisas que temos feito durante os treinamentos", explicou Jordi Ribera, técnico do Brasil.

O goleiro da Seleção Brasileira falou sobre o grupo nacional e acredita que a Seleção poderá conquistar bons resultados. "Estamos com uma equipe jovem e muito qualificada, que está competindo lá fora, adquirindo uma boa experiência e, com certeza, trazendo isso para a Seleção. A nossa filosofia de trabalho é outra desde a chegada do Jordi e isso fez o time crescer. O importante é acreditarmos no que temos feito", comentou.

Veja abaixo a tabela de partidas do Brasil e a escalação:

Tabela jogos do Brasil no Pan
Tabela jogos do Brasil no Pan

Seleção Masculina de Handebol

Goleiros: César Augusto de Oliveira Almeida 'Bombom' (Fraikin BM. Granollers), Maik Ferreira dos Santos (Taubaté/FAB/Unitau) e Rangel Rosa (BM Villa de Aranda).

Armadores: Haniel Vinícius Inouê Langaro (Naturhouse La Rioja), José Guilherme de Toledo (Orlen Wisla Plock), Leonardo Felipe Sampaio Santos (CB Ademar Leon), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Mol-Pick Szeged).

Centrais: Diogo Kent Hubner (São Caetano), Henrique Selicani Teixeira (Fraikin BM. Granollers) e João Pedro Francisco da Silva (Chambéry Savoie Handball).

Pontas: André Martins Soares (Taubaté/FAB/Unitau), Fábio Rocha Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeration Handball) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau).

Pivôs: Ales Abrão Silva (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara), Alexandro Pozzer (Fertiberia Puerto Sagunto) e Vinícius Santos Teixeira (Taubaté/FAB/Unitau).