França carimbou a vaga para as Olimpíadas vencendo o Japão em casa. Foto: Divulgação IHF

Holanda carimbou a vaga para as Olimpíadas vencendo a Tunísia em casa. Foto: Divulgação IHF

Tábata Machado
20/03/2016
18:25
Metz (FRA)

O pré-olímpico definiu no final de semana os países classificados para as Olimpíadas no naipe feminino. França, Dinamarca e Rússia foram os países que receberam os torneios classificatórios que contavam com quatro equipes em cada torneio sendo apenas seis equipes classificadas.

No torneio classificatório de Metz, na França, no domingo (20) as donos da casa derrotaram o Japão por 25x17 e com as duas vitorias anteriores a equipe carimbou o passaporte. A outra vaga do grupo ficou com a Holanda que já no sábado (19) fechou sua segunda vitória contra o Japão por 33x25.

AArhus, na Dinamarca, acabou fora dos jogos ao perder para Montenegro, por 22x26, assim como a Romênia que passou pelo Uruguai por 36x19, também no sábado (19). As partidas do domingo aconteceram, mas sem chance para Dinamarca e Uruguai. 

A última seletiva aconteceu em Astrakhan, Rússia,  onde as donas da casa se classificaram logo no segundo dia de disputa com a vitória sobre o México por 37x17. Quem também conseguiu a vaga foi a Suécia que venceu a Polônia por 24x30 e no domingo apenas jogaram para cumprir tabela. 

Além dos classificados neste final de semana as equipes Brasil, Espanha, Noruega, Argentina, Angola e Coreia do Sul estarão nos Jogos Olímpicos do Rio para jogar pelo naipe feminino.