Definidos os potes para o sorteio do handebol nas Olimpíadas Rio 2016

Seleções Brasileiras poderão escolher os grupos que farão parte na primeira fase

Sorteio das chaves será no dia 29 de abril na Arena do Futuro/ Foto: Norbert Barczyk - IHF
Sorteio das chaves será na Arena do Futuro/ Foto: Norbert Barczyk - IHF

Escrito por

A Tocha Olímpica foi acessa nesta manhã de quinta-feira, 2 de abril, em uma bela cerimônia e chegará em terras brasileiras no dia 3 de maio. Mas antes do fogo que mantém a tradição e a força dos Jogos chegar, descobriremos em quais grupos as seleções de handebol masculina e feminina jogaram a primeira fase da disputa pelas medalhas no handebol. E parte deste sorteio já começou com a definição dos potes para o sorteio.

Na última quarta-feira, 20, a Federação Internacional de Handebol (IHF) divulgou os potes para o sorteio das chaves da primeira fase das Olimpíadas Rio 2016. O sorteio será realizado no dia 29 de abril durante o evento teste na Arena do Futuro. As Seleções Brasileiras, feminina e masculina, ficaram no pote quatro.

As primeiras seleções a serem sorteadas serão do pote seis, e o sorteio terá sequência na ordem decrescente, pulando o pote quatro (no qual está o Brasil). Por ser o país-sede, o Brasil poderá escolher em qual grupo quer ficar, após o sorteio de todos os outros potes.

No feminino os potes ficaram com as seguintes seleções:

Pote 1: Noruega e Holanda;
Pote 2: Romênia e Rússia;
Pote 3: Suécia e Montenegro;
Pote 4: Brasil e França;
Pote 5: Espanha e Argentina;
Pote 6: Coréia do Sul e Angola.

No masculino as seleções ficaram assim:

Pote 1: França e Polônia;
Pote 2: Eslovênia e Dinamarca;
Pote 3: Croácia e Suécia;
Pote 4: Brasil e Tunísia;
Pote 5: Alemanha e Qatar;
Pote 6: Argentina e Egito.

A Tocha Olímpica #Rio2016 é acessa

Cerimônia do fogo Olímpico/ Foto: Divulgação - COB
Cerimônia do fogo Olímpico/ Foto: Divulgação - COB

A Tocha Olímpica #Rio2016 foi oficialmente acessa na manhã desta quinta-feira, em Olímpia, na Grécia. Depois de uma rápida passagem pela Grécia e pela Suíça o fogo olímpico chegará ao Brasil, no dia 3 de maio.

A cerimônia teve a atriz Katerina Lehou, representando a sacerdotisa de Hera. Katerina acendeu a pira com a skaphia (suporte de espelho côncavo que converte os raios para um ponto específico) e repassou a chama olímpica ao ginasta grego Eleftherios Petrounias, que abriu o revezamento. Petrounias, então, percorreu o local passand pelo Monumento Pierre de Coubertin, repassando a Tocha ao bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio.

Estou muito emocionado. Está difícil falar. Receber a Tocha aqui neste lugar sagrado é único, fantástico”, disse Gávio ao site do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

A Cerimônia de Acendimento da Pira Olímpica teve a participação de 29 atores e 13 dançarinos, e foi organizada pelo COI, e conduzida pelo presidente do comitê, Thomas Bach. A Chama Olímpica viajará pela Grécia por seis dias. Após a Chama seguirá para Genebra, na Suíça, para uma cerimônia da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia 30 de abril a Tocha será levada ao Museu Olímpico, em Lausanne, também na Suíça, onde fica a sede do COI. De lá vem para o Brasil, e desembarca em Brasília no dia 3 de maio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter