Definidas as seleções masculinas que participarão do handebol na Rio 2016

As equipes foram dividadas em chaves e que disputaram em três cidades diferentes

Atletas da seleção tunisiana comemoram a classificação para as Olimpíadas Rio 2016/ Foto: IHF
Atletas da seleção tunisiana comemoram a classificação para as Olimpíadas Rio 2016/ Foto: IHF

Escrito por

Definidas as seleções masculinas que participarão do handebol nas Olimpíadas Rio 2016. A classificação das últimas seis seleções aconteceu neste final de semana, no qual 12 equipes tentavam as vagas do Pré-Olímpico Mundial.

Passaram pelo Pré-Olímpico: Polônia, Tunísia, Suécia, Eslovênia, Croácia e Dinamarca.

A competição aconteceu de sexta-feira a domingo, 8 a 10 de abril. Na sexta, a Espanha encarou a Eslovênia e perdeu, por 21 a 24. Assim como o Irã, que não conseguiu segurar a Suécia, e acabou perdendo por 19 a 34. A Tunísia venceu o Chile, por 29 a 35. A Noruega ganhou do Bahrain, por 25 a 29. Já a Polônia bateu a Macedônia, por 25 a 20, e a Dinamarca passou pela Croácia, placar de 28 a 24.

No sábado a Espanha reencontrou a vitória ou bater o Irã, placar de 37 a 23. E a Suécia superou a Eslovênia, por 23 a 24. A Croácia passou pelo Bahrain, placar de 33 a 22. A Macedônia perdeu mais um jogo, agora para a Tunísia, 26 a 32. Polônia venceu o Chile, por 35 a 27. Dinamarca e Noruega empataram em 25 a 25.

Neste domingo, a Espanha venceu a Suécia, por 23 a 25, e a Eslovênia superou o Irã, por 33 a 17. A Macedônia bateu o Chile, por 30 a 27. Croácia encarou a Noruega e venceu, por 27 a 21. A Dinamarca ganhou do Bahrain, pelo placar de 24 a 26. E a Polônia superou a Tunísia, por 24 a 28.

As seleções estavam divididas em três grupos, sendo que garantiram vaga as duas primeiras colocadas de cada chave.

Os Grupos

O Grupo que jogou em Malmo (SUE) tinha como seleções: Eslovênia, Suécia, Espanha e Irã. A classificação ficou nesta ordem, sendo que as três primeiras empataram em número de pontos, quatro cada. No entanto, no saldo de gols, a Espanha perdeu, pois tinha 13 gols no total, enquanto Eslovênia tinha saldo de 18, e Suécia saldo de 14.

Em Herning (DIN) estavam as equipes (já em ordem de classificação final): Dinamarca, Croácia, Noruega e Bahrein. Os dinamarqueses terminaram em primeiro por terem uma vitória a mais, já os croatas com quatro pontos ficaram a frente dos noruegueses, com três pontos e os berenitas não pontuaram.

Em Gdansk (POL) estavam as equipes dos países (já na ordem da classificação final): Polônia, Tunísia, Macedônia e Chile. Os poloneses encerram a participação no torneio em primeiro, invicto e com seis pontos. Os tunisianos em segundo, com quatro pontos, os macedônicos venceram apenas um jogo e marcaram apenas dois pontos, e os chilenos não venceram e não pontuaram.

Seleções fecham a lista dos participantes

As seleções que venceram o Pré-Olímpico Mundial fecham a lista dos participantes no handebol masculino nos Jogos Olímpios Rio 2016.  Polônia, Tunísia, Suécia, Eslovênia, Croácia e Dinamarca se juntam as seleções já classificadas, como o Brasil (país sede), Argentina (vice dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015), Qatar (Campeão Asiático 2015), Egito (Campeão Africano 2016) e Alemanha (Campeã EHF Euro 2016). 

As partidas de handebol nas Olimpíadas serão disputadas na Arena do Futuro em agosto deste ano. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter