A bela Buenos Aires receberá o Pan-Americano Masculino a partir de junho./ Foto: divulgação

A bela Buenos Aires receberá o Pan-Americano Masculino a partir de junho./ Foto: divulgação

Bruna Santos de Souza
12/02/2016
18:22
Porto Alegre (RS)

O Campeonato Nor.Ca de handebol masculino, competição que classificaria quatro seleções da América do Norte e Caribe para participar do Pan-Americano Masculino, foi cancelado. O motivo foi a ausência das seleções do México e de Cuba, e da suspensão da República Dominicana.

A não participação do México foi uma surpresa, mesmo tento uma equipe masculina mais fraca que as demais. É normal ver os mexicanos participarem de campeonatos internacionais, logo não vê-los nesta mostra estranheza. Especula-se que sejam as atuais conjunturas políticas mexicanas que tenha penalizado, mesmo que indiretamente, as equipes esportivas no país.

A República Dominicana está suspensa e não poderá participar de competições continentais, organizadas pela Federação Panamericana de Handebol (PATHF), e com isso não terá acesso aos Mundiais, por três anos. A decisão foi tomada em 5 de abril em 2014, após serem comprovadas as suspeitas de que a seleção dominicana feminina tenha participado do Mundial Juvenil 2010, com documentação falsificada, sendo que algumas jogadoras não tinham mais a idade indicada para jogar nesta categoria. A suspensão é válida para todas as equipes do país, no entanto os times e seleções não estão impedidos de jogar torneios nacionais e estão possibilitados em participar do Ciclo Olímpico, já que estes campeonatos são organizados pelo COB, e não pela IHF e pela PATHF.

Já o fato de Cuba não ir ao Pan-Americano não é uma surpresa, pois quando a economia de um país não vai bem, os times desportivos também não. Com isso uma das prioridades dos cubanos são as competições olímpicas. Como os custos para viajar a Buenos Aires é alto, competir não é válido para quem está economizando para vir ao Brasil disputar, com duas seleções, as Olimpíadas de 2016. Apesar da baixa, a Federação Cubana pretende retornar, com as seleções masculinas, a disputar os pan-americanos e mundiais, a partir de 2017 e 2018.

Com o cancelamento da Nor.Ca as seleções do Canadá, Estados Unidos, Groenlândia e Porto Rico estão automaticamente classificadas para o Pan-Americano de Handebol Masculino. Assim, as quatro equipes jogarão ao lado de: Argentina, Brasil, Chile, Guatemala, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Colômbia.

O Pan-Americano Masculino 2016

O Pan-Americano Masculino 2016 será sediado em junho, em Buenos Aires (ARG). As chaves e a tabela de jogos ainda não foram definidos. A cidade portenha também será palco do Pan-Americano de Clubes, em maio desde ano.