LANCE!
07/06/2016
14:40
São Paulo (SP)

O handebol brasileiro finalmente tem uma casa. Após quase dois anos de atraso, o Ministério do Esporte e a prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) inauguraram nessa terça-feira o Centro Nacional de Desenvolvimento da modalidade na Grande São Paulo.

A instalação, que recebeu investimentos de R$ 14,5 milhões (R$ 12 mi provenientes do Governo Federal), é o único do país construído especialmente para o handebol. O local foi erguido em uma área total de 4.500m². O espaço conta com duas quadras, vestiários, restaurante, refeitório, academia, sala de fisioterapia, escritórios e alojamento para 132 pessoas.

O Centro, porém, foi inaugurado após um atraso de dois anos, visto que ele deveria ter sido aberto no segundo semestre de 2014. A construção teve início em 2013, e toda a parte estrutural foi finalizada em setembro do ano passado. Desde então, o local estava vazio.

Além de abrigar as seleções principais e de categorias de base, o espaço irá se tornar a nova "casa" da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que anteriormente tinha Aracaju (SE) como sede.

- É a materialização de um sonho. Vamos poder abrigar no centro um grande número de atletas, técnicos, árbitros e outros profissionais e proporcionar treinamento constante a eles. Há muito tempo, pela geografia e pelo alto nível de rendimento do handebol na região, tínhamos o sonho de trazer esse centro para cá - comentou o presidente da Confederação, Manoel Luiz Oliveira.

A previsão é de que a instalação receba ainda neste mês uma fase de treinos da Seleção masculina que se prepara para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, a iniciativa aumenta o prestígio da equipe no cenário mundial.

- Nós saímos da posição de coadjuvantes no cenário internacional para inédito título mundial em 2013 com a Seleção feminina. Isso demonstra que os nossos investimentos já apresentam resultados significativos e de que estamos no caminho certo - disse o político.