Polônia versus França/ Foto: Uros Hocevar

Polônia versus França/ Foto: Uros Hocevar - EHF EURO

Bruna Santos de Souza
19/01/2016
23:01
Porto Alegre (RS)

A terça-feira, 19 de janeiro, foi especial para seis seleções que disputam a EHF Euro 2016, pois hoje foi definido as equipes que avançam para as oitavas de finais, nos Grupos A e B. Polônia, França Macedônia, Noruega, Croácia e Bielorrússia já garantiram a classificação. Na quarta-feira, 20, será a vez das seleções das Chaves C e D buscarem as vagas. Veja como foi os jogos desta tarde.

Grupo A: Polônia x França

Depois de 22 anos, na frente de 15 mil torcedores presentes na Tauron Arena, a Seleção Masculina da Polônia venceu a França! Tudo começou quando os poloneses abriram o placar e colocaram ritmo de jogo. Mais ágeis conseguiam chegar mais facilmente ao gol, enquanto a seleção francesa tentava se defender e ajeitar o ataque. Aos 20 minutos da etapa inicial, os poloneses mantinham vantagem de cinco gols. Mas próximo do intervalo os franceses esboçaram reação e conseguiram diminuir a vantagem, placar marcava 15 a 12.

No segundo tempo o duelo ia de momentos mais intensos a mais equilibrados. A Polônia partiu para cima, no qual o ataque conseguia ser muito rápido e escapava com facilidade da fechada, mas lenta, defesa francesa. Ambas chegavam ao gol, todavia, os poloneses conseguiam ser mais efetivos. No final, mesmo com uma pequena reação dos franceses, a diferença no marcador se manteve e aumentou em comparação ao primeiro tempo. Placar Final: POL 31 x 25 FRA.

Com a vitória, a Polônia se classificou para as oitavas de finais em primeiro da chave, com seis pontos e saldo de oito gols.

Macedônia e Sérvia/ Foto: Uros Hocevar
Macedônia e Sérvia/ Foto: Uros Hocevar - EHF EURO

Grupo A: Macedônia x Sérvia

A partida foi bastante intensa, com Macedônia e Sérvia interessadas em vencer, já que a vitória da partida de hoje poderia garantir a classificação na Euro. Os ataques eram rápidos, conseguiam contra-atacar. Já as defesas estavam bem-postas e conseguiam se recuperar com a agilidade necessária para evitar os arremessos a gol. Saiam gols para ambas seleções, mas o placar seguia empatado, até que aos 13 minutos Ivan Nikcevi marcou dois gols seguidos para a seleção serva e abriu vantagem (5 a 7). O duelo se manteve disputado e com os sérvios na frente. No entanto, aos 20 minutos a seleção macedônica estava melhor em quadra, conseguia trabalhar os passes e encontrou os erros do rival. Manaskov conseguiu marcar de 7 metros para a Macedônia, que a partir daquele momento conseguiu dominar a partida, chegou três vezes ao gol e foi para o intervalo na frente, 12 a 10.

No segundo tempo, o ritmo de partida se manteve, no qual a alternância de comando entre as duas seleções se manteve. Oras a Sérvia estava melhor e na frente no placar oras era a Macedônia que estava a frente. Porém, essa troca de ritmos de partida mostrou um equilíbrio não só de jogadas, mas também no placar. Aos 25 minutos a Sérvia conseguiu marcar e abriu uma pequena vantagem (26 a 27), e se manteve até que nos segundos finais, Dejan Manaskov marcou para a Macedônia, encerrando o jogo empatado. Placar Final: MAC 27 x 27 SER.

Com o empate, a seleção da Macedônia se classificou para as oitavas de finais, ficou em terceiro da Chave A, com um ponto e -8 gols de saldo.

Bielorrússia e Noruega/ Foto: Karol Bartnik
Bielorrússia e Noruega/ Foto: Karol Bartnik - EHF EURO

Grupo B: Bielorrússia x Noruega

No grupo mais disputado, a Noruega estava mais tranquila por causa da sequência de vitórias, já a Bielorrússia estava com um pé na classificação e o outro não, mesmo com a vitória essa seleção dependeria do resultado da Croácia para seguir adiante.

O duelo foi bastante disputado, no qual tantos os ataques como as defesas eram rápidos. Aos cinco minutos a vantagem era da seleção bielorrussa, mas aos seis a seleção norueguesa conseguiu empatar a partida (6 a 6). Os bielorrussos, no entanto, conseguiram ser mais rápidos no ataque e foram efetivos nos arremessos, indo para o intervalo com uma pequena vantagem, 13 a 12.

Na etapa complementar, foi a vez dos noruegueses colocarem o ritmo de jogo e partirem para cima. A equipe corrigiu os erros, principalmente na defesa, fechou os buracos. A Bielorrússia não conseguiu segurar os rápidos ataques, e corria atrás do desperdício. Não conseguia mais ser tão efetivo como antes, mas ainda marcava gols. Placar Final: BIL 27 x 29 NOR.

Com a vitória a Noruega encerrou a sua participação na Chave B em primeiro, com quatro pontos e 4 gols de vantagem. A Bielorrússia também se classificou para as oitavas de finais, em terceiro lugar, com dois pontos e -7 gols de saldo.

Croácia  Islândia/ Foto: Karol Bartnik - EHF EURO
Croácia Islândia/ Foto: Karol Bartnik - EHF EURO

Grupo B: Croácia x Islândia

O embate começou com a Croácia colocando ritmo de partida, enquanto a Islândia tentava se achar em quadra. Os croatas sem dó nem piedade abriram vantagem de 10 gols nos primeiros minutos de jogo. Os islandeses atacaram, mas não conseguiram ser efetivos (10 a 3). Enquanto a partida ia para o intervalo, as duas equipes marcavam gols, mas a Croácia mantinha a diferença, 19 a 10.

No segundo tempo, o ritmo da partida não foi alterado. A seleção croata na frente e a seleção islandesa tentando chegar ao empate, mas sem sucesso. Placar Final: CRO 37 x 28 ISL.

A Croácia ficou com a segunda colocação do grupo, com quatro pontos, 12 gols de saldo. A Islândia em quarto lugar não classificou para a próxima fase.

Quarta-feira de jogos das Chaves C e D

Na quarta-feira será dia de jogos das Chaves C e D, e estes são importantes já que serão os definidores de quem vai continuar na Euro.

No grupo C o primeiro duelo será entre Alemanha e Eslovênia, 14h15. A vantagem é dos alemães, que são terceiro no grupo, com dois pontos, apenas um de diferença dos rivais eslovenos.

Na briga de titãs, o primeiro colocado versus o segundo: Espanha e Suécia, às 17h.

Na chave D, Rússia e Montenegro se enfrentam às 14h15. A seleção russa é terceira colocada, com dois pontos, enquanto a montenegrina é quarto e ainda não pontuou.

Os primeiros colocados também se enfrentam. Dinamarca e Hungria entram em quadra, às 17h. A seleção dinamarquesa é primeiro do grupo, com quatro pontos, já a seleção húngara é segunda, com dois pontos.