LANCE!
19/04/2016
08:10
Porto Alegre (RS)

Após conquistar a classificação às oitavas de final da Copa Libertadores com uma rodada de antecedência, o Grêmio tem novo desafio nesta terça, às 21h45, na Arena. O Tricolor receberá o Toluca, líder da chave e também classificado, com a missão de fazer a sua parte para ser o segundo colocado de melhor campanha na competição. O site do LANCE! transmitirá o duelo em tempo real.

GRÊMIO BUSCA VITÓRIA PARA, DEPOIS, SECAR ADVERSÁRIOS

O Grêmio é, no momento, o sexto segundo colocado de melhor campanha na Libertadores, com oito pontos e três gols de saldo. Tal condição é dividida com o Independiente Santa Fe, que possui campanha idêntica. Independiente del Valle, com 11 pontos, Nacional e Deportivo Táchira, ambos com nove, são os três primeiros, mas já encerraram suas respectivas participações na fase de grupos. Para superar o trio, o Grêmio precisa de um triunfo "simples", por um gol de diferença. Se isso acontecer, o Tricolor igualará a pontuação do Del Valle, mas superará o time equatoriano no saldo de gols – os dois somam três gols de saldo no momento. 

River Plate e São Paulo somam oito pontos no Grupo 1 e vão se classificado às oitavas de final. A tendência é que a equipe argentina vença o Trujillanos e garanta a primeira posição. No outro jogo, o São Paulo visitará o The Strongest, o terceiro colocado da chave, com sete pontos. Caso vença em La Paz, o Tricolor paulista ficará em boa condição para ser o melhor segundo colocado, já que seu saldo de gols é de seis, o dobro do Grêmio. Tais jogos ocorrerão apenas na quinta e, nesse grupo, a torcida do Grêmio é por empate ou derrota do São Paulo.

O outro segundo colocado de uma chave com melhor campanha que o Grêmio é o Racing, de oito pontos e quatro gols de saldo. O time argentino decidirá sua classificação fora de casa contra o Bolívar, que está em situação difícil para avançar, mas tem chance: precisa vencer o "La Academia" por três gols de diferença para igualar em pontos e se garantir no saldo. O Grêmio torce por empate ou vitória do Bolívar na quarta. Já o Santa Fe, de campanha idêntica ao Tricolor, visitará o Cerro Porteño, que também tem chance de classificação: basta vencer o time colombiano diante do seu torcedor.

Para fazer a sua parte e, depois, torcer, o Grêmio terá três reforços contra o Toluca: o lateral-esquerdo Marcelo Oliveira e o volante Maicon retornam ao time após terem cumprido suspensão automática contra a LDU. Já o volante Ramiro, recuperado de caxumba, será o titular na lateral direita. 

TOLUCA PRIORIZA O MEXICANO

Com um time quase todo reserva em campo, o Toluca buscará, na Arena do Grêmio, um bom resultado para terminar a fase de grupos da Libertadores com a segunda melhor campanha e, assim, obter vantagens nos mata-matas. A opção do treinador Reinaldo Rueda pela escalação alternativa ocorre por causa de duas situações.

A primeira é que o Toluca tem muitos desfalques. Na rodada deste fim de semana pelo mexicano (vitória por 4 a 2 sobre o Veracruz) três titulares não estiveram em campo, entre eles o goleador Triverio. A segunda é que o treinador quer deixar os jogadores descansados para o clássico contra o América, no próximo sábado. O "Diabo" soma 16 pontos, está em 11º lugar, restam três rodadas e somente a vitória o manterá na briga por um lugar nas quartas de final. O Tigres é, com 20 pontos, o oitavo colocado no momento.

– Estamos fazendo boa Libertadores, mas nesta temporada do Centenário também queremos ir bem no Mexicano. Felizmente temos um bom plantel e se o treinador fizer a rotação de jogadores, quem entrar em campo fará o melhor para conseguir um bom resultado. Na Libertadores estamos muito bem como visitantes e queremos manter isso – disse Brambilla, que normalmente é considerado o 12º jogador do time e deve ser escalado.

Dos titulares, apenas o goleiro Sánchez e o meia Trejo e o atacante Esquivel devem jogar. Serão poupados: Galindo, Paulo da Silva, Rojas, Cueva, Uribe, Gerardo Flores e Alexis Vega, que marcou dois gols sobre o Veracruz.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X TOLUCA (MEX)


Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-hora: 19/4/2016 – 21h45
Árbitro: Gustavo Murillo (Fifa-COL)
Auxiliares: Wilmar Navarro (Fifa-COL) e Alexandre León (Fifa-COL)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano, Douglas e Luan; Bobô – Técnico: Roger Machado.

TOLUCA (MEX): Sánchez, Silva, Benítez, Pérez e Gamboa; Navarro, Quezada, Trejo e Velazco (Brambilla); Esquivel e Arellano – Técnico: Reinaldo Rueda.