Grêmio x Coritiba
RADAR / LANCE!
07/02/2016
21:48
Porto Alegre (RS)

Em um jogo dramático, marcado por lampejos, oscilações e uma boa dose de drama, o Grêmio tornou-se neste domingo de Carnaval o primeiro clube a obter uma vitória no Grupo B da Primeira Liga. Em duelo pela segunda rodada da competição, o oportunismo de Douglas em um erro bisonho da zaga do Coritiba garantiu o triunfo do Tricolor gaúcho por 1 a 0, na Arena, em Porto Alegre.

A equipe gaúcha chega a quatro pontos e, após assumir a liderança, voltará a campo pela Primeira Liga no Gre-Nal, em 16 de março. Já o Coxa enfrenta o Avaí, em 10 de março. 

COM FALHA INFANTIL DA ZAGA, GRÊMIO ABRE O PLACAR

Mesmo contando com o que tinha de melhor, o Grêmio via o ritmo de suas jogadas de perigo atravessado por uma série de erros de passe. Já o Coritiba postava-se de maneira encolhida, e levou perigo quando Juan aproveitou contra-ataque e concluiu de primeira, com bola passando por cima do travessão.

Neste panorama, um momento de desafinação roubaria a cena da etapa inicial. Douglas aproveitou o erro primário de Amaral, ao tentar recuo para Wilson em uma cobrança de tiro de meta para, com tranquilidade, driblar o goleiro e estufar a rede da Arena, mostrando cadência em seu samba aos 21 minutos.

O gol sofrido fez a zaga do Coritiba seguir atravessando o samba. Pedro Rocha roubou bola de Juninho e tentou cruzamento, e o zagueiro fez a bola explodir em um colega de time e ir para escanteio. Everton aproveitou um espaço deixado pela defesa, mas abusou do preciosismo e, depois de ficar sem ângulo ao tentar driblar Wilson, cruzou para Pedro Rocha, que permitiu corte de Ceará.

Aos poucos, a equipe de Gilson Kleina foi recuperando sua harmonia no gramado, em conclusão de João Paulo e em uma bomba de Leandro salvas por Marcelo Grohe. A persistência do Coxa quase culminou em uma "atravessada" no samba gremista. Ceará cobrou lateral para a área e, após Grohe espalmar, Juan tentou encobrir o goleiro por cobertura, mas Pedro Geromel não dormiu no ponto e, em acrobacia digna de comissão de frente, salvou em cima da linha.

APAGÃO ATRASA VOLTA DO INTERVALO

Quando as duas equipes estavam prestes a voltar para o intervalo, a Arena viu sua apoteose ser ofuscada. A queda em um dos disjuntores causou um apagão que atrasou em 16 minutos o início do segundo tempo.

ERROS DEIXAM PARTIDA ABERTA, MAS GRÊMIO GARANTE TRIUNFO

Nem o atraso na volta do intervalo impediu o Grêmio de tentar impor com um desfile em alta velocidade. Logo aos cinco, Douglas bateu forte e obrigou Wilson a espalmar. Pedro Geromel e Pedro Rocha ainda assustaram a meta do clube paranaense.

Só que a defesa gremista mostrava certo descompasso, e permitia ao Coritiba uma série de chances. Carlinhos aproveitou cochilo da defesa e encheu o pé, mas foi parado por Grohe. Em seguida, Negueba teve uma avenida para avançar até a área, mas desafinou na hora de concluir.

A equipe de Roger Machado voltou a mostrar evolução ofensiva quando Everton recebeu de Douglas, e o camisa 10 parou em boa defesa de Wilson. Mas sua defesa seguia em momentos dissonantes, e obrigou Marcelo Grohe a se desdobrar para salvar. Pouco depois, Guilherme Parede arriscou conclusão no ângulo, e carimbou o travessão. 

O Coxa chegou a balançar a rede quando Leandro recebeu passe e tocou na saída de Grohe, aos 32, mas o gol foi anulado. O Grêmio respondeu novamente em velocidade, e Everton e Fernandinho exigiram Wilson. Mesmo assim, a equipe garantiu sua primeira vitória na Primeira Liga.

FICHA TÉCNICA

PRIMEIRA LIGA
GRÊMIO 1x0 CORITIBA


Data: 07/02/16
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
Renda/Público: R$ 308.922,00 / 10.026 pagantes (11.118 presentes) 

Cartões amarelos: Pedro Geromel, Edinho (GRE), Carlinhos, Juninho (CTB)

Gol: Douglas, 21/1T (1-0)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Moisés, 35/2T), Maicon (Edinho, 31/2T), Pedro Rocha (Fernandinho, intervalo) e Douglas; Everton e Luan. Técnico: Roger Machado

CORITIBA: Wilson; Ceará, Walisson, Juninho e Carlinhos (Vinícius, 36/2T); Amaral, João Paulo, Dudu (Ruy, 18/2T) e Juan; Guilherme Negueba (Guilherme Parede, 23/2T) e Leandro. Técnico: Gilson Kleina