Criciúma x Paraná

Gustavo marcou duas vezes e é o novo artilheiro da Série B, com 11 gols. (Reprodução/PFC)

Guilherme Moreira
22/07/2016
21:18
Curitiba (PR)

De virada, o Criciúma venceu o Paraná por 3 a 2 nesta sexta-feira, no Heriberto Hulse, pela décima sétima rodada da Série B. O Tigre voltou a vencer após cinco jogos, enquanto o Tricolor não era derrotado há seis partidas.

Logo aos 5, Jean roubou a bola no meio-campo, Murilo jogou rápido para Nadson, que achou Robson entrando na área e marcou, em uma bela e rápida jogada. 0x1. A resposta do time da casa veio aos 12. Nathan desviou escanteio e Barreto, sozinho e quase na pequena área, bateu por cima do travessão.

Com 19, em cobrança de falta de longe, Raphael Silva cabeceou no canto e Wendel espalmou para fora. Após uma leve pressão, o Tigre começou a ter dificuldades para achar espaço e só foi oferecer perigo com 41. Roberto foi acionado pela direita e rolou para trás perto da marca do pênalti, mas Niltinho tirou muito do goleiro e passou raspando a trave.

Aos 45, o Tricolor chegou pela segunda vez e foi uma chance clara. Em contra-ataque rápido, Murilo tocou para Válber, que avançou e lançou Robson entrando na entrada da área para chutar fraco em cima de Luiz.

Na segunda etapa, o time paranista tentou matar a partida. Com 1, o estreante Henrique Gelain arriscou de longe e assustou Luiz. Dois minutos depois, Nadson passou para Murilo, que ajeito e, perto da meia-lua, mandou colocado para fora.

Na sequência, aos 6, Nadson novamente achou Robson entrando sozinho em velocidade, que carregou a bola e, na saída do goleiro, perdeu o gol chutando rasteiro próximo da trave. Aos 9, entretanto, a bola entrou. Jean, novamente, roubou no meio e lançou Robson, que dividiu com o goleiro longe da área e a bola acabou entrando por cobertura. 0x2.

Com 14, o Criciúma quase diminuiu. Wendell saiu mal, Andrew desviou e Roberto tocou para as redes, mas Jean tirou em cima da linha. Aos 27, Roberto fez boa jogada e lançou Gustavo, que girou batendo nas mãos do goleiro.

O primeiro gol, que parecia ser de honra, saiu aos 32. Em cobrança de escanteio, Gustavo subiu sozinho na marca do pênalti e cabeceou no contra-pé do arqueiro paranista, que apenas olhou a bola entrar. 1x2. Na reta final, o time da casa até esboçou uma pressão, mas nada criava.

Porém, aos 45, Leandro Silva falhou ao tirar e a bola sobrou para Gustavo, que tocou na saída de Wendell. 2x2. Dois minutos depois, o inesperado. Bola cruzada rasteira na área, passou por todo mundo e Ricardinho chutou no canto direito do arqueiro. 3x2.

Com o triunfo, o Criciúma pulou para a quinta colocação, com 26 pontos e a três do G-4, mas precisando torcer por tropeços do demais - o Paraná caiu para sexto, com 25 pontos. Na próxima rodada, o Tigre enfrenta o Vasco da Gama no sábado, às 21h, em São Januário, enquanto o Tricolor recebe o Ceará no mesmo dia, às 19h, na Vila Capanema.

FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 3X2 PARANÁ

Local
: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data-Hora: 22/7/2016 - 19h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Junior (PE) e Ricardo Bezerra Chianca (PE)
Público/renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Raphael Silva, Niltinho (CRI), Jean, Henrique Gelain (PAR)
Gols: Robson (5'/1ºT) (0-1), Robson (9'/2ºT) (0-2), Gustavo (32'/2ºT) (1-2), Gustavo (45'/2ºT) (2-2), Ricardinho (47'/2ºT) (3-2)

CRICIÚMA: Luiz; Lucas Taylor (Andrew), Raphael Silva, Nathan (Roberto) e Diego Giaretta; Barreto (Gabriel Leite), Ricardinho, Douglas Moreira e Juninho; Gustavo e Niltinho. Técnico: Roberto Cavalo.

PARANÁ: Wendell; Diego Tavares, Leandro Silva, Alisson e Henrique Gelain; Basso, Jean (Claudevan), Murilo Rangel (Lucas Otávio), Válber e Nadson (Henrique); Robson. Técnico: Marcelo Martelotte.