Atlético-PR x Flamengo

Furacão contou com a derrota do Corinthians para garantir a classificação. (Foto: Guilherme Artigas)

Guilherme Moreira
11/12/2016
19:05
Curitiba (PR)

O empate por 0 a 0 diante do Flamengo, na Arena da Baixada, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, colocou o Atlético-PR na pré-Libertadores. Essa será a quinta participação do clube, conhecido como "El Paranaense", na competição internacional.

A estreia na Libertadores das Américas aconteceu em 2000, depois de vencer a Seletiva no ano anterior. O time rubro-negro parou nas oitavas de final, perdendo nas penalidades para o Atlético-MG. Em 2002, após o inédito título brasileiro em 2001, a equipe atleticana não passou da primeira fase.

O melhor desempenho aconteceu em 2005, já que foi vice-colocado no Brasileiro, quando surpreendeu e chegou à final da competição. O São Paulo acabou levando o caneco. A última vez que esteve no torneio foi em 2014, depois de terminar em terceiro na Série A. O Atlético-PR passou da pré-Libertadores, mas decepcionou e não superou a fase de grupos - o atacante Adriano Imperador fez parte do elenco.

Agora, uma nova chance. Com 57 pontos, o Furacão teve um aproveitamento de 50% no torneio deste ano. Foram 17 vitórias, seis empates e 15 derrotas. O ponto forte da campanha foi o rendimento dentro de casa, sendo o melhor mandante entre os 20 participantes.

A classificação só foi possível, entretanto, pela mudança que ocorreu durante a Série A. Antes somente o G-4 garantia, mas duas vagas foram dadas pela Conmebol a partir desta temporada e o seleto grupo virou G-6. Das 38 rodadas, os comandados de Paulo Autuori ficaram 13 vezes entre os seis colocados.