Paraná Clube comemora acesso à série A do Brasileirão

Elenco paranista, após ascensão à elite, terá reformulação de 70% a 80%. (Foto: Pei Fon/Lancepress!)

Guilherme Moreira
09/12/2017
14:31
Curitiba (PR)

Com vaga na Série A do ano que vem, o Paraná espera utilizar jogadores não aproveitados dos times grandes de São Paulo para reforçar seu elenco em 2018. O LANCE! apurou que clube já vem conversando com três deles sobre a política adotada pelo executivo de futebol, Rodrigo Pastana, que esteve na capital paulista durante a semana.

No elenco do Corinthians, o interesse paranista é grande. O lateral-esquerdo/volante Marciel e o volante Mantuan foram procurados para a disputa da Série B deste ano, mas as negociações não avançaram na ocasião. A dupla, novamente, está na mira do Tricolor, que volta a se interessar também pelo meia Alan Mineiro, que possui propostas de Fortaleza, Ceará e até do exterior. O atacante Gabriel Vasconcelos é outro que a direção gostaria de contar. As negociações, até com outros nomes colocados na mesa, ainda estão em fases iniciais e só ficarão mais claras a partir da próxima semana.

Já no São Paulo, o foco atual é no zagueiro Iago Maidana. Peça importante no acesso, o defensor está no radar do Bahia, que pretende levá-lo na venda do goleiro Jean ao Tricolor paulista. Mesmo assim, o Paraná ainda tem esperança em mantê-lo e conversa sobre sua permanência, até pela vontade do jogador. Seu contrato vai até setembro. Com final positivo ou negativo, a diretoria vai solicitar outros nomes disponíveis. Além de Maidana, o goleiro Léo esteve na equipe nesta temporada, mas se transferiu para o rival Atlético-PR na sequência.

Ali perto, no Palmeiras, também existe uma boa possibilidade. Nomes iniciais levantados, entretanto, estão inviáveis. Hyoran e Erik, por exemplo, chamam a atenção de times maiores e o Tricolor fica para trás, até pela questão financeira. Artur, que se destacou pelo Londrina, deve ser aproveitado pelo Verdão no ano. Assim, o clube aguarda a definição do técnico Roger Machado para ver quem não será aproveitado. É bom recordar que o time paranaense emprestou o zagueiro Willian e o volante Gabriel Furtado no início do ano, enquanto Gabriel Dias jogou a Série B com destaque por aqui e se transferiu para o Internacional.

Por fim, no Santos, ainda não existe um diálogo. Como o time praiano passará por eleições e ainda não tem um técnico definido, o clube paranaense aguarda essas definições para acionar o plantel santista. Vale lembrar que, em um passado recente, jogadores como Lucas Otávio, Tiago Alves e Pedro Castro atuaram na Vila Capanema - somente o último não teve uma passagem destacada.

Técnico

Apesar de ainda não confirmar oficialmente, o Paraná está apalavrado com o técnico Wagner Lopes, que já vem participando da montagem do elenco. O anúncio, conforme apuração do L!, deve ocorrer na segunda-feira, juntamente com três reforços: o zagueiro Charles, do Joinville, e o meio-campista Alex Santana e o atacante Diego Gonçalves, ambos do Inter. Há boa possibilidade também do goleiro Richard, vinculado ao Água Santa-SP, ter sua permanência divulgada.