Paraná x Vila Nova-GO

Arrancada no segundo turno coloca o Tricolor no G4 pela nona rodada consecutiva na Série B. (Divulgação/Paraná)

Daniel Piva
25/10/2017
17:55
Curitiba (PR)

Com 56 pontos e provisoriamente na vice-liderança da Série B, o Paraná vai se aproximando do acesso. O objetivo, que é um sonho do clube nos últimos dez anos, vai se materializando muito por conta de dois aspectos: a campanha dentro de casa - o time é o melhor mandante da competição - e a arrancada no segundo turno.

Com o triunfo por 1 a 0 sobre o Vila Nova-GO, última terça-feira, em Curitiba, o Paraná chegou a impressionante marca de dez vitórias seguidas como mandante na competição - é a maior série de triunfos nesse sentido entre todas as competições brasileiros em 2017. Desta forma, o aproveitamento da equipe neste quesito é de 85,4% na competição, sendo 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

O bom rendimento em em seus domínios, é claro, repercute diretamente nas arquibancadas. O clube paranaense tem a atual terceira melhor média de público do Brasileiro, com 8.888 pagantes por jogo - atrás apenas de Internacional e Ceará. Assim, a relação entre time e torcida é a melhor possível, como foi comprovada nos 39.414 torcedores que estiveram na Arena da Baixada, batendo o recorde do estádio rival, no triunfo frente o líder Colorado.

- A torcida tem muitos méritos nisso tudo. Até falei no fechamento, antes de entrarmos em campo, que não tem grito mais bonito que o de "Guerreiro, time de guerreiro". É muito difícil hoje em dia uma torcida gritar isso. E isso demonstra a confiança que eles têm no nosso grupo - aponta o técnico Matheus Costa, do Tricolor, que era auxiliar e assumiu o posto após demissão conturbada de Lisca.

Se no primeiro turno os pontos do Paraná aconteciam basicamente em casa, no returno a equipe achou uma maneira de jogar fora de casa. Tanto é que somou oito de 18 pontos disputados como visitante. Desta forma, a campanha do time no segundo turno é a melhor da Série B: nove vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe está consolidada no G4 há nove rodadas.

Com 56 pontos, o time paranaense espera resolver nos próximos duelos a situação na Série B. Nas seis próximas rodadas, o time faz três jogos em casa (Oeste, Luverdense e Boa Esporte) e três como visitante (Brasil-RS, Santa Cruz e CRB-AL). A distância para o Vila Nova-GO, atual quinto colocado, é de cinco pontos.