Paulo Autuori

Treinador do Furacão cobra que a CBF aproveite oportunidade para melhorar o calendário brasileiro. (Mauricio Mano/Atlético-PR)

Guilherme Moreira
30/09/2016
16:58
Curitiba (PR)

O assunto calendário é o preferido do técnico Paulo Autuori. Apesar de, nas entrevistas, tentar evitar comentários sobre a questão, o comandante do Atlético-PR acaba (quase sempre) falando do tema. Nesta sexta-feira não foi diferente no CT do Caju.

Com as mudanças divulgadas pela Conmebol, durante a semana, a Copa Libertadores passa a ser disputada de fevereiro a novembro com 42 clubes - anteriormente eram 38 times. As alterações já começam a valer a partir de 2017. 

Assim, o tradicional G-4 do Campeonato Brasileiro tende a ser G-5 e aumentam as chances do Furacão conseguir uma vaga no torneio internacional. Com 42 pontos, a equipe paranaense está na sexta colocação, a três pontos do Santos, que abre o seleto grupo. Caso seja confirmado cinco clubes pela Série A, a diferença cai para apenas um ponto - o Fluminense é o quinto colocado, com 43.

- Eu não acredito em nada partindo da Conmebol e da CBF. As coisas são faladas e não são concretizadas, então eu vou aguardar. Mesmo que essa decisão seja definitiva, para mim não muda absolutamente nada. Nosso objetivo é estar próximo ao G-4. A minha cabeça está voltada para aquilo que foi definido no início do ano - afirmou.

Com um tom mais ameno na sequência, Autuori chegou a elogiar as medidas da entidade máxima do futebol sul-americano e cobrou que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) agarre a oportunidade de alterar o modelo brasileiro. As adequações devem ser divulgadas na semana que vem.

- Infelizmente, no futebol brasileiro e sul-americano, as decisões são tomadas no meio do caminho. Se quisermos pensar em qualidade de jogo temos que repensar completamente o calendário. Espero que a CBF entenda o passo que a Conmebol está dando, acho muito legal isso. Temos que pensar isso para o nosso calendário interno e deixar o romantismo dos estaduais. O calendário brasileiro precisa ser alterado imediatamente - finalizou.

Em confronto direto por uma vaga na Libertadores, o Atlético-PR enfrenta o Santos neste sábado, às 16h, na Vila Belmiro, pela vigésima oitava da Série A.