Grêmio x Atlético-PR

Grêmio dominou todo o jogo e mereceu o triunfo em confronto direto pela Série A.  (Lucas Uebel/Grêmio)

Guilherme Moreira
13/10/2016
22:59
Curitiba (PR)

Em duelo por uma vaga na Libertadores, o Grêmio venceu o Atlético-PR por 1 a 0 nesta quinta-feira, na Arena Grêmio, pela trigésima rodada da Série A. O Tricolor dos Pampas passou o time paranaense, que acumula o sétimo jogo com derrotas e sem gols fora de casa, e ficou colado no G6, com a mesma pontuação do sexto colocado, o Fluminense - que perdeu o clássico contra o Flamengo em um duelo polêmico pela arbitragem.

Após iniciar com domínio e pecando nos chutes de longa distância, sem nenhuma direção, a equipe gaúcha começou a assustar. Com 19, o primeiro a gol. Edílson arrancou pela direita e arriscou de longe nas mãos do goleiro. Dois minutos depois, Maicon tentou fazer o gol que o Pelé não conseguiu. De trás do meio campo, o volante viu Weverton adiantado e chutou, mas a bola parou na rede em cima do travessão.

Na jogada seguinte, outra tentativa de golaço. Luan tocou para Walace correndo pelo meio, que driblou dois marcadores e bateu colocado no ângulo, tirando tinta da trave. Aos 30, Luan passou por Renan Lodi e, de esquerda, chutou para o arqueiro espalmar.

Quando o Furacão começou a equilibrar um pouco o duelo, acalmando o jogo e não sofrendo perigo, o goleiro da Seleção apareceu novamente. Com 42, Pedro Rocha mandou no cantinho, o arqueiro deu rebote e Ramiro, perto da pequena área, não aproveitou chutando em cima. Três minutos depois, Douglas recebeu sozinho na meia lua e bateu colocado para outra intervenção do atleticano.

Mas, aos 46, Weverton parou de salvar e ainda falhou feio, resultando no gol. Edílson chutou fraco pela direita em cima do goleiro, que não segurou e viu Pedro Rocha vindo em velocidade para tocar dentro da pequena área. 1x0.

Mesmo na frente do placar, o Tricolor seguiu em cima do adversário na segunda etapa. Pedro Rocha, no primeiro minuto e aos 6, teve chances de marcar, mas chutou ambas para fora - uma pelo lado e outra por cima. Com 9 foi a vez de Luan quase marcar. O atacante cobrou falta por fora da barreira, Weverton só olhou e a bola bateu na trave.

O time rubro-negro, com enormes dificuldades do meio para a frente, não melhorou nem usando as três substituições. As duas únicas chances, se é que podem ser chamadas assim, foram com Paulo André e Pablo, ambos de cabeça - uma no início da etapa complementar e outras aos 31, respectivamente. E só, nenhum chute a gol em resumo. No final, Luan e Éverton na mesma jogada perderam oportunidades de ampliar.

Com o resultado, o Grêmio ultrapassou o adversário e é o sétimo colocado, com 46 pontos - o Atlético-PR caiu para oitavo, com 45. Na próxima rodada, o Tricolor encara o Santos no domingo, às 19h30, na Vila Belmiro, enquanto o Furacão recebe o clássico contra o Coritiba no mesmo dia, às 17h, na Vila Capanema.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1X0 ATLÉTICO-PR

Local
: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 13/10/2016 – 21h
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Público/Renda: 16.123 pagantes/R$ 345.119,00
Cartões amarelos: Luan, Éverton (GRE); Weverton, Hernani, Juninho (ATL)
Gol: Pedro Rocha, 46'/1ºT (1-0)

GRÊMIO: Bruno Grassi; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jaílson 38'/2ºT), Douglas (Lincoln 42'/2ºT) e Pedro Rocha (Éverton 30'/2ºT); Luan. Técnico: Renato Portaluppi.

ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André (Wanderson 17'/2ºT), Thiago Heleno e Renan Lodi; Otávio, Matheus Rossetto (Guilherme Schettine intervalo), Hernani, Lucho González e Marcos Guilherme (Juninho 23'/2ºT); Pablo. Técnico: Paulo Autuori.