Shogun posa para fotos oficiais do UFC em Uberlândia (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)

Shogun realizará sonho de lutar em Curitiba pelo UFC. (Foto: Wander Roberto/Inovafoto)

Guilherme Moreira
16/03/2016
18:33
Curitiba (PR)

Na terça-feira, o Ultimate Fighting Championship (UFC) anunciou mais uma luta para o evento do dia 14 de maio, na Arena da Baixada. Maurício Shogun, 34 anos, enfrenta o americano Corey Anderson, 26, em sua cidade natal. Esse fato não ocorre desde 2003.

Com 33 lutas no cartel, o curitibano só se apresentou duas vezes na capital paranaense: em 2002 e 2003. Ainda novo no mundo da luta na época, o lutador buscava conquistar seu espaço na curta carreira.

No ringue do Meca World Vale Tudo, Shogun nocauteou dois adversários, ficando 4min55s nas duas lutas realizadas em Curitiba. No dia 8 de novembro de 2002, no Meca 7, ele venceu Rafael Capoeira no primeiro round, com apenas 20 anos e pesando 79 kg, dando um chute alto na cabeça do outro brasileiro. 

No ano seguinte, no dia 16 de maio de 2003, participando do Meca 8, Shogun nocauteou Angelo de Oliveira aos 55 segundos, judiando do adversário, que saiu do ringue na base de chutes. Em 2005, Shogun se tornou campeão do GP dos médios do Pride, com vitórias sobre Quinton Rampage Jackson, Rogério Minotouro, Alistair Overeem e Ricardo Arona, na grande final.

Com luta marcada para 16 de abril, nos Estados Unidos, contra Rashad Evans, o lutador paranaense saiu do card e o diretor-geral do UFC no Brasil, Giovani Decker, falou que tentaria colocá-lo no UFC 198. Ex-campeão dos meio-pesados (até 93 kg), Shogun sonhava em lutar em Curitiba e, após sofrer uma pequena lesão no joelho, viu a possibilidade ficar ainda maior. Algo confirmado nesta semana.

Em sua última luta pelo UFC, o curitibano bateu Rogério Minotouro, no Rio de Janeiro, no dia 15 de agosto de 2015. Agora, o irmão de Murilo Ninja encara Anderson, número 12 do ranking da categoria. Shogun não vence dois combates consecutivos desde 2009.

Confira o card provisório do UFC 198:

Fabrício Werdum x Stipe Miocic
Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort
Maurício Shogun Rua x Corey Anderson
Demian Maia x Matt Brown
Patrick Cummins x Rogério Minotouro
Thiago Marreta x Nate Marquardt
Warlley Alves x Bryan Barberena
Francisco Massaranduba x Yancy Medeiros
Serginho Moraes x Kamaru Usman
Renato Moicano x Zubaira Tukhugov