Guarani x Paraná

Em atuação impecável, Paraná confirma embalo e sobe mais uma posição no Brasileiro. (Divulgação/Guarani)

LANCE!
19/09/2017
23:23
Campinas (SP)

Com uma grande atuação, o Paraná goleou o Guarani por 4 a 0, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, e subiu para a 3ª colocação na Série B. O destaque da partida foi o desempenho paranista no primeiro tempo, quando anotou três gols e deixou a vitória muito bem encaminhada.

O Guarani iniciou a partida tentando pressionar bastante. Embora não tenha conseguido finalizar com perigo, o time de Campinas ficava o tempo todo no campo de ataque. Só que a estratégia cobrou um preço: o espaço para os contra-ataques. No primeiro em que encaixou o Paraná abriu o placar. Aos seis minutos, após uma bobeada da defesa, Alemão chutou cruzado, a bola explodiu em um defensor e sobrou para João Pedro empurrar para o fundo da rede. 1 a 0.

Em desvantagem no placar, o Guarani seguiu tentar pressionando. Mas no segundo contra-golpe em que encaixou, aos 12, o Paraná teve um pênalti marcado. Alemão serviu João Pedro, que foi derrubado por Richarlyson. Na cobraça, Renatinho bateu com muita qualidade e anotou. 2 a 0.

O resultado parcial deixou o Guarani desnorteado. Tanto é que aos 24 o técnico Marcelo Cabo tirou o volante Betinho e colocou o atacante Eliandro. Na base do tudo ou nada, o centroavante teve a melhor chance do Bugre na etapa inicial, mas o goleiro Richard fez grande defesa e salvou o Paraná.

Com dificuldades para criar e com muitas deficiências na defesa, o Guarani era presa fácil ao Paraná, que chegou ao terceiro gol aos 39 minutos. Renatinho cruzou da esquerda e o zagueiro Iago Maidana, de cabeça, ampliou a vantagem paranista. 3 a 0.

E o quarto gol quase saiu ainda no primeiro tempo, mas o goleiro Vagner, do Guarani, fez grande defesa em finalização de Vítor Feijão, aos 47 minutos. Com o resultado, o Brugre foi para o intervalo muito vaiado pela torcida presente no Brinco de Ouro, que gritava "vergonha". 

Para deixar o clima ainda pior no Brinco de Ouro, o desenho se manteve na etapa final e logo aos seis minutos o Paraná chegou ao quarto gol. Em bela jogada pela direita, João Pedro acionou Cristovam, que passou como quis por Richarlyson e cruzou rasteiro para a área, mas a bola desviou no zagueiro Léo Rigo e morreu no fundo da rede. 4 a 0.

Com a goleada paranista, o Guarani recuou e passou a lutar para o placar não ficar mais elástico ainda. Como o Paraná diminuiu o ritmo, o Bugre ainda conseguiu assustar o goleiro Richard algumas vezes, com Fumagalli, em cobrança de falta, e com Denner, Eliandro e Lennon.

Já o Paraná ainda teve algumas chances de marcar o quinto, mas na melhor jogada criada o atacante Robson exigiu uma outra boa defesa do goleiro Vagner.

Com o resultado, o Paraná chegou a marca de 43 pontos e assumiu a 3ª colocação da Série B. Já o Guarani confirmou a má fase em que se encontra e estacionou na tabela - é o 11º colocado, mas pode perder mais três posições ainda nesta rodada.