Joinville x Paraná

Fernando Viana, que passou pelo Paraná em 2015, marcou o gol do Joinville. (Divulgação/JEC)

Daniel Piva
15/10/2016
18:00
Curitiba (PR)

Em um jogo fraco, o Joinville bateu o Paraná por 1 a 0, na tarde deste sábado, na Arena JEC, pela 31ª rodada da Série B. O gol da vitória foi anotado pelo atacante Fernando Viana, aos nove minutos de partida. Com o resultado, o time da casa mantém a esperança de permanecer na Segunda Divisão, enquanto o clube paranaense novamente vê os clubes da zona de rebaixamento se aproximarem.

O Joinville iniciou o jogo pressionando, explorando as jogadas pelos lados do campo. Aos dois minutos, Reginaldo cruzou da direita, Jael antecipou ao goleiro Wendell, mas mandou pela linha de fundo. Já aos oito, foi a vez de Victor Luís explorar o lado esquerdo do sistema defensivo paranista e cruzar rasteiro para Fernando Viana, que bateu da entrada da área e contou com uma colaboração do goleiro do time paranaense, que não evitou o gol. 1 a 0 JEC.

A partir de então o Paraná até passu a ficar mais com a bola, mas o time tinha dificuldades para criar boas oportunidades. As duas mais claras que o time teve foram com o lateral Rafael Carioca. Na primeira, aos 14, ele recebeu um bom passe de Lúcio Flávio e bateu com força, mas o goleiro Jhonatan salvou. Já aos 34, após cobrança de falta ensaiada, o ala do Tricolor apareceu em ótima situação, mas chutou em cima do arqueiro do JEC que saiu para abafar a jogada.

Mas aos 36 o time paranaense voltou a tomar uma ducha d`água fria. O volante Wellington Reis se embolou com Jael no meio de campo e recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o Tricolor com um homem a menos.

Já no segundo tempo o Paraná tinha ainda mais dificuldades para criar boas jogadas. Tanto é que a única boa jogada nos primeiro minutos foi após um lance de bola parada, com o zagueiro Zé Roberto exigindo boa defesa do goleiro Jhonatan.

O JEC, mesmo com um homem a mais, seguia mais preocupado em segurar o placar do que ampliar. Assim, também não chegava muito. Na única vez em que assustou foi aos 12, em um chute de longa distância do atacante Victor Luis.

O cenário da partida pouco mudou desde então: o Paraná com um a menos e ainda mais dificuldades para criar e o Joinville satisfeito com o placar magro. Com a vitória, o JEC subiu para a 18ª colocação, com 29 pontos, quatro a menos do que o primeiro clube fora da ZR. Já o Tricolor paranaense voltou a tropeçar e alcança a marca de seis derrotas nos últimos sete jogos.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE 1X0 PARANÁ

Loca
l: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data-hora: 15/10/2016 – 16h
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE)
Público/Renda:  3.486 pagantes /R$ 45.945,00.
Cartões amarelos: Fernando Viana e Ligger (JEC); Wellington Reis, Alisson e Lucas Taylor (PRC)
Cartão vermelho: Wellington Reis, 36`1ºT (PRC).
Gol: Fernando Viana, 8'/1ºT (1-0)

JOINVILLE: Jhonatan; Reginaldo, Rafael Donato, Ligger e Fernandinho; Naldo, Tinga e Carlos Alberto (Aldair 18'/2ºT); Erick Luis (Diego 32'/2ºT), Jael e Fernando Viana (Claudinho 38'/2ºT). Técnico: Ramon Menezes.

PARANÁ: Wendell; Lucas Taylor, Zé Roberto, Alisson e Rafael Carioca; Wellington Reis, Anderson Uchôa, Fernandes (Guilherme Queiroz 30'/2ºT), Murilo Rangel (Núbio Flávio ,intervalo) e Nadson; Lúcio Flávio. Técnico: Roberto Fernandes.