Ceará x Paraná

(Divulgação/Paraná)

Guilherme Moreira
17/10/2017
22:28
Fortaleza (CE)

Com gol no início, o Ceará venceu o Paraná por 1 a 0 nesta terça-feira no Castelão, pela trigésima rodada da Série B. Em grande fase, já que não perde há mais de um mês, o Vozão ultrapassou em dois pontos o Tricolor na tabela e colocou quatro pontos de distância para o Vila Nova-GO, quinto colocado.

Embalado por mais de 35 mil pessoas, o time da casa foi logo para cima e aproveitou um sonolento adversário no início do duelo. Logo na primeira chegada, aos 5, a equipe alvinegra abriu o placar. Lima deu belo lançamento para Leandro Carvalho no meio da área, que aproveitou o erro na linha de impedimento de Igor e chutou na saída de Richard. 1x0.

Animado após o gol, o atacante estava inspirado e quase ampliou. Com 17, ele recebeu na direita e chutou cruzado, mas o goleiro conseguiu espalmar com dificuldade. A partir dos 20, a equipe paranaense conseguiu entrar no jogo e equilibrou as ações. Tocando mais a bola, o Tricolor chegava ao campo de ataque, mas falhava na tomada de decisão, seja na hora do passe ou na escolha de finalizar.

Alemão e Luiz Otávio, por exemplo, arriscaram de longe quando tinham melhores opções para dar sequência às respectivas jogadas. João Pedro, nos minutos finais, acertou o único chute a gol, em defesa de Fernando Henrique. Alemão, na pequena área, ainda furou a melhor chance de gol, em cruzamento de Renatinho.

Assim como na primeira etapa, o Ceará voltou do intervalo buscando o gol. Ricardinho, com 4, obrigou Richard a praticar boa defesa em cobrança de falta. Elton, dois minutos depois, recebeu passe na entrada da área e, sem querer, tocou a bola com o joelho para o arqueiro evitar mais um.

O time paranaense começou a ser agressivo a partir dos 25. Robson, em chute de longe, mandou uma bomba e o goleiro espalmou. Na sequência, João Pedro cruzou na medida para Alemão que, novamente na pequena área, perdeu e cabeceou para fora. Aos 29, Renatinho bateu falta por cima do travessão e assustou.

A resposta cearense veio com Romário, que roubou bola na meia-cancha, avançou e chutou para boa defesa do goleiro. Nos minutos finais, bem fechado, o Vozão controlou bem um rival que tava sem inspiração. Na última oportunidade clara, Robson bateu cruzado e Vitor Feijão tentou mandar no contra-pé de Fernando Henrique, que evitou a igualdade.

Com o triunfo, o Ceará pulou para a terceira colocação, com 54 pontos - o Paraná é o quarto e tem 52 pontos. Na próxima rodada, o Vozão recebe o Figueirense na sexta-feira, às 21h30, no Castelão, já o Tricolor enfrenta o vice-líder América-MG no sábado, às 19h, no Independência.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1X0 PARANÁ

Local
: Castelão, em Fortaleza
Data-Hora: 17/10/2017 - 20h30
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Alberto Poletto Masseira (SP)
Público/renda: 35.992 pagantes/R$ 749.684,00
Cartões amarelos: Tiago Alves, Pedro Ken (CEA); Cristovam, Alemão, Vinícius Kiss, Murilo Rangel (PAR)
Gol: Leandro Carvalho, 5'1ºT (1-0)

CEARÁ: Fernando Henrique; Richardson, Tiago Alves, Luiz Otávio e Romário; Raul, Pedro Ken e Ricardinho (J. Caucaia, 37'2ºT); Leandro Carvalho (Maikon Leite, 28'2ºT), Lima e Elton (Magno Alves, 26'2ºT). Técnico: Marcelo Chamusca.

PARANÁ: Richard; Cristovam (Júnior, 16'2ºT), Maidana, Brock e Igor; Vinícius Kiss, Luiz Otávio (Vitor Feijão, 22'2ºT), Renatinho (Murilo Rangel, 39'2ºT), João Pedro e Robson; Alemão. Técnico: Matheus Costa.