Caxias x Atlético-PR

Furacão levou sustos na primeira etapa, mas poderia ter matado a classificação com a vitória no segundo tempo. (Divulgação/Caxias)

Guilherme Moreira
30/01/2018
23:26
Caxias do Sul (RS)

Na estreia de Fernando Diniz, o Atlético-PR ficou no empate sem gols com o Caxias nesta terça-feira, no Estádio Centenário, e assegurou vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Esse foi o primeiro jogo do grupo principal do Furacão, que vem atuando com uma equipe de aspirantes no Estadual. O time gaúcho, sensação nesse início de temporada, ficou pelo caminho no torneio nacional.

Após um início de certo estudo dos dois lados, o time da casa apareceu com perigo. Após cruzamento de Julinho pela esquerda, Túlio Renan apareceu atrás da zaga e, sozinho, cabeceou pela linha de fundo. A resposta atleticana veio pouco depois. Raphael Veiga recebeu no meio-campo, avançou e chutou rasteiro para o goleiro espalmar.

A partir dos 25, a equipe grená passou a gostar da partida e tomar as ações, com o Furacão não tendo mais a posse de bola. Cleiton foi tentar cruzar, a bola tomou uma curva e quase enganou o arqueiro, que teve que se virar para voltar e tirar com a ponta dos dedos. Na sequência foi a vez de Julinho chutar de fora da área, de maneira consciente, e Santos defender com dificuldades novamente.

Na volta do intervalo, o Atlético-PR tentou resolver logo no começo e teve duas grandes oportunidades. Gledson afastou mal o escanteio, Wanderson chutou cruzado dentro da área e a bola sobrou para Ribamar, que girou e bateu em cima da zaga. Jonathan cruzou no segundo pau e Guilherme tocou no canto, mas o arqueiro fez bela defesa.

Necessitando da vitória, o Caxias saiu dessa pressão inicial e buscava jogar mais no ataque, mas tinha dificuldades. Só chegou em bola parada. Santos saiu mal em cobrança de falta, não achou nada e Laércio cabeceou mal, sem direção ao gol. Daniel Cruz, por duas vezes, tentou arriscar de longe e não foi feliz - isolou uma e chutou fraco na outra.

Assim, no desespero, o time gaúcho partia para cima sem muita organização e dava o campo para a equipe paranaense. Em contra-ataque, Nikão disparou pela direita e rolou para Ribamar que, de frente para o goleiro, chutou em cima. Logo depois, Bergson aproveitou cruzamento e mandou rente à trave. Ribamar, no fim, ainda perdeu mais uma chance clara, se atrapalhando com a bola e dando tempo de Gledson chegar e tirar.

Com a igualdade, o Atlético-PR se aproveitou do regulamento e avançou na Copa do Brasil. Na segunda fase, o Furacão encara o Tubarão-SC ou o América-RN.

FICHA TÉCNICA
CAXIAS 0X0 ATLÉTICO-PR

Local
: Centenário, em Caxias do Sul
Data-Hora: 30/01/2018 - 21h30
Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES)
Auxiliares: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Público/renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Régis (CAX); Guilherme, Thiago Carleto (ATL)

CAXIAS: Gledson; Cleiton, Junior Alves, Laércio e Julinho (Ramón, 36'2ºT); Régis, Rafael Gava, Diego Miranda, Túlio Renan (Daniel Cruz, 15'2ºT) e Nicolas; João Paulo (Carlos André, 30'2ºT). Técnico: Luiz Carlos Winck.

ATLÉTICO-PR: Santos; Thiago Heleno, Paulo André e Wanderson; Jonathan, Matheus Rossetto (Bruno Guimarães, 42'2ºT), Raphael Veiga e Thiago Carleto; Guilherme (Bergson, 25'2ºT), Nikão (Pablo, 45'2ºT) e Lucas Ribamar. Técnico: Fernando Diniz.