Carlos Alberto Torres foi técnico do Flamengo

(Foto: Julio Cesar Guimaraes/Lancepress!)

LANCE!
25/10/2016
14:45
Luis Filipe Chateaubriand

"Recentemente, participei do grupo de trabalho da estruturação do calendário do futebol brasileiro, concebido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar de ter sido uma experiência mal sucedida – retirei-me do grupo, por discordar dos rumos que os trabalhos vinham tomando –, tive o prazer de conhecer pessoas como o zagueiro penta campeão Edmílson, meu ídolo Ricardo Rocha e, especialmente, o capitão do tri campeonato, Carlos Alberto Torres.

Em um almoço, tive oportunidade de recordar duas estórias com o “capita” - demos muitas risadas com elas:

Campeonato Brasileiro de 1983. O “capita”, técnico do Flamengo, lança o jovem Bigu no time, em determinado jogo. O garoto vai bem. No jogo seguinte, dúvida se Bigu jogaria, um repórter começa a “encher o saco” do “capita” (nas palavras dele próprio...) para ver se Bigu jogaria. Meio contrariado com a insistência do repórter, Carlos Alberto Torres afirma: “O time é Bigu e mais dez!”. Imagina: é Bigu e mais dez, em um time onde jogavam Zico, Júnior, Leandro, Adílio, Mozer, Raul... Bigu jogou!

Final do Campeonato Carioca de 1984, entre Flamengo e Fluminense. Carlos Alberto Torres, técnico tricolor, dá uma polêmica declaração, antes da final: “O Flamengo joga uma bolinha pe-que-ni-ni-nha!”. O assunto rendeu. A final aconteceu, e o Fluminense foi campeão. No vestiário, o “capita” chama a Imprensa: “Eu não disse que a bolinha do Flamengo era pe-que-ni-ni-nha? Olha ela aqui!”. E saca, do bolso, uma bola do jogo Pelebol, presa por uma pequena corda. Gargalhada geral no vestiário!
Ao relembrar as histórias ao “capita”, ele sorri, se entusiasma e conta como foi. É essa imagem que levarei dele, a de alguém irreverente e brincalhão, como se deve ser na vida."

*Luis Filipe Chateaubriand é estudioso das questões acerca do calendário do futebol brasileiro. Foi consultor do Bom Senso Futebol Clube para o assunto. Escreveu vários livros e artigos a respeito, entre os quais "Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro". Foi membro do Grupo de Trabalho de Reformas do Calendário da Confederação Brasileira de Futebol.
Email:luisfilipechateaubriand@gmail.com.