Daniel Bortoletto
11/04/2016
06:15
Rio de Janeiro (RJ)

Com uma rodada de antecipação, três dos quatro grandes do Rio de Janeiro garantiram vaga nas semifinais do Estadual. Com Fluminense, Vasco e Botafogo numa boa, falta apenas o Flamengo fazer sua parte, no próximo domingo, diante do Bangu, para oficializar o que 10 entre 10 torcedores esperavam antes mesmo de a bola rolar em janeiro.

Além da busca rubro-negra pela vaga, a última rodada reservará outra dose de emoção (algo difícil de ser visto em um campeonato tão inchado). Fluminense e Vasco, empatados com 14 pontos, farão o clássico na Arena da Amazônia, em Manaus, valendo o primeiro lugar (que forçará duelo com o quarto colocado pela frente na semi) e o título da Taça Guanabara. A vantagem do empate é do Tricolor, na frente do rival no saldo de gols.

Duelo interessante que colocará à prova o entrosamento adquirido pelo Vasco desde a segunda metade do ano passado, após a chegada de Jorginho, contra o crescimento do Flu sob o comando de Levir Culpi, capaz até de abrir mão de Fred, em rota de colisão com o treinador e ausente na vitória sobre o Volta Redonda.

Na terceira posição com 11 pontos, o Botafogo ainda pode sonhar com o segundo lugar desde que bata o Boavista, no domingo, e o Vasco perca o clássico em Manaus. Vaga seria obtida no número de gols pró. O Fogão, porém, também pode terminar em quarto. Para isso será preciso uma derrota em Bacaxá, domingo, além de uma vitória do Flamengo, que soma nove pontos, sobre o Bangu, em Macaé.

Para o Rubro-Negro, vencer na última rodada é garantia de classificação. Um empate pode não bastar, caso o Volta Redonda derrote o Madureira. Neste cenário, os dois terminariam com dez pontos, mas com o Voltaço com três vitórias (o Fla tem duas), o primeiro critério de desempate. Já o Boavista, com seis pontos, precisa vencer o Botafogo, além de torcer por derrota do Fla e ao menos empate do Volta Redonda para avançar.