Luis Filipe Chateaubriand - Academia LANCE!
21/04/2016
00:20
Rio de Janeiro (RJ)

Uma forma interessante de fazer isso é colocar todos os jogos do Campeonato Brasileiro em rodadas de finais de semanas, as principais datas do calendário. Ao implantar-se esta prática, tem-se a competição central do calendário sendo jogada nas melhores datas, estimulando públicos pagantes, audiência e desenvolvendo a ideia do match day.


Nesse sentido, propus, na terceira reunião do Grupo de Trabalho de Reforma do Calendário da Confederação Brasileira de Futebol, que os jogos do Campeonato Brasileiro fossem sempre realizados aos finais de semanas. Infelizmente, a ideia foi rejeitada quase que por unanimidade – o que me desgostou e implicou em meu pedido de saída do grupo. Agora, estupefato, tomo ciência que o jornalista André Rizek, do Sportv, anunciou, na manhã de 20 de abril de 2016, que a Confederação Brasileira de Futebol cogita, em 2017, fazer o Campeonato Brasileiro apenas com jogos aos finais de semanas.

Das duas, uma: ou o jornalista ficou sabendo que a hipótese do Campeonato Brasileiro ser jogado somente aos finais de semanas foi ventilada pelo Grupo de Trabalho e, em uma interpretação equivocada, entendeu que isso teria sido aprovado pelo grupo, ao invés de rejeitado. Ou os membros do Grupo de Trabalho refletiram melhor, analisaram a minha proposta com mais profundidade, e entenderam seus benefícios para o futebol brasileiro. Gostaria muito de acreditar que a segunda hipótese é a real. Se assim for, meus ex colegas de Grupo de Trabalho, em relação aos quais nutro profundo respeito, merecem felicitações. Mas acredito que o mais provável é que a primeira hipótese seja a real e, neste caso, só lamento.


Luis Filipe Chateaubriand é Consultor de Conteúdo do Bom Senso Futebol Clube e Autor da Obra “Um Calendário de Bom Senso para o Futebol Brasileiro”