Comemoração de Flamengo e Vasco

Comemorações de Flamengo e Vasco, atuais campeões do NBB e da Liga Ouro. Rivalidade de volta (Fotos: Divulgação)

David Nascimento
14/06/2016
17:16
Rio de Janeiro (RJ)

As rivalidades de Flamengo e Vasco sempre foram muito acirradas. Por este LANCE! tive a oportunidade, no futebol, de cobrir por diversas vezes ao longo dos últimos anos o conhecido Clássico dos Milhões, não somente no Rio de Janeiro, mas sim pelo Brasil. Agora, os dois clubes passam a se encontrar também no NBB a partir da próxima temporada, e pelo retrospecto visto entre os torcedores dos dois clubes no futebol, vale sim a precaução e todo cuidado para os encontros no basquete por alguns pontos.

No futebol, presenciei cenas lamentáveis em alguns Clássicos dos Milhões. Em Manaus, no Amazonas, em janeiro de 2015, por exemplo, Flamengo e Vasco se enfrentaram na Arena da Amazônia pelo Torneio Super Series, uma competição amistosa, não valendo absolutamente nada de relevante, mas no meio da partida, nos corredores do estádio, o confronto foi generalizado entre os dois grupos, com arremessos de latas de lixo, vasos sanitários e tudo que tinha pela frente. Policiais militares precisaram intervir. Isso em uma Arena, gigante, e nem lotação estava.

Agora, imagina em um pequeno ginásio para o basquete? Não vejo como dividir e dar a segurança necessária para os torcedores em um espaço reduzido. A melhor alternativa que vejo é colocar torcida única para o mandante, até que as autoridades, organizadores e até os próprios clubes punam como se deve punir os que se envolvem em confusões. A beleza do espetáculo pede isso. É melhor prevenir do que remediar, como diria o ditado. O que não pode acontecer é sempre ter confusão e nenhuma providência ser tomada. Isso apenas estraga o esporte.

Enfim, a mentalidade destes pequenos grupos, mas que fazem estas grandes confusões, precisa mudar o mais rápido possível. Apenas por meio disto que será possível colocar em prática o mundo ideal pelo espetáculo no futebol: torcedores convivendo em paz e harmonia, dando uma maior beleza aos esportes, como sempre deveria ser. Mas enquanto isso não acontece, repito, há sim a necessidade de atenção no momento que envolve partidas entre Flamengo e Vasco, não importa a modalidade.