Sorteio do Campeonato Paulista 2016 - FPF (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
Veja como foi o encontro na Federação Paulista
Guilherme Amaro
05/11/2015
13:08
São Paulo (SP)

A Federação Paulista de Futebol realizou nesta quinta-feira o sorteio do Campeonato Paulista de 2016, que será disputado de 31 de janeiro a 8 de maio. O evento foi realizado na sede da entidade, e contou com representantes dos 20 clubes que participarão da edição do ano que vem.

A fórmula do campeonato foi mantida pelo terceiro ano consecutivo: os 20 times foram divididos em quatro grupos, sem confronto dentro da mesma chave. Com isso, o torneio terá 15 rodadas na primeira fase. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, que será disputada em jogo único. A semifinal também terá apenas um confronto, enquanto a decisão será duelo de ida e volta.

Em Conselho Técnico realizado antes do sorteio, ficou decidido que os clubes poderão inscrever apenas 28 jogadores (25 de linha e três goleiros), assim como ocorreu neste ano. Nesta temporada, dirigentes e treinadores reclamaram da quantidade de atletas inscritos, mas não haverá mudança para 2016. O número de reservas, por outro lado, será maior nesta edição: o técnico poderá escolher 12 atletas para ficar como opção para o decorrer da partida.


Apesar de ter conquistado o acesso à elite, o Água Santa ainda não está confirmado no próximo Paulistão. O clube tem até meia-noite para entregar à FPF a documentação do seu estádio com capacidade para pelo menos dez mil pessoas. Se isso não acontecer, o Mirassol fica com a vaga na elite, e o Água Santa disputará novamente a Série A2.

Veja abaixo os grupos:

Grupo A
Santos
Botafogo-SP
São Bento
Linense
Oeste

Grupo B
Palmeiras
Ponte Preta
Ituano
São Bernardo
Novorizontino

Grupo C
São Paulo
XV de Piracicaba
Audax
Capivariano
Ferroviária

Grupo D
Corinthians
Red Bull Brasil
Mogi Mirim
Rio Claro
"Acesso 4" (Água Santa)