Copa UPP 2015

Final da última Copa UPP foi realizada na sede do Flamengo, na Gávea (Foto: Reprodução / Facebook)

RADAR/LANCE!
24/05/2016
10:53
Rio de Janeiro (RJ)

O secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, Marco Antônio Cabral, lançou nesta segunda-feira a segunda edição da Copa UPP – um torneio envolvendo moradores e policiais de 36 comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora. O campeonato será entre 4 de junho e 30 de julho, aos sábados e domingos, em quatro diferentes campos de futebol do município do Rio. 

Realizado na sede da Ferj e na presenças do presidente da entidade, Rubens Lopes, do presidente da Comissão de Esportes da Alerj, deputado Chiquinho da Mangueira, e do ex-jogador e treinador Andrade, foi feito o sorteio das chaves dos 35 times de futebol masculino, com a participação de representantes de 36 comunidades.

- O futebol reúne valores, como respeito, disciplina e, principalmente, integração. Fazemos um campeonato profissional, com árbitros federados, equipe médica, treinadores, toda a estrutura de um torneio oficial. É maravilhoso ver o envolvimento dos moradores e policiais, jogando e torcendo juntos. Saem dali depois com oportunidade de desenvolvimento profissional e educacional - afirmou o secretário Marco Antônio Cabral. 

Realizada pela primeira vez no ano passado, a Copa UPP motiva os jogadores e as suas famílias, propiciando integração entre os policiais militares e a população local, em um projeto pela transformação social por meio do esporte - além da educação. Isso porque os vencedores ganham bolsas de estudos para cursos à distância, graduação e até pós-graduação.

Andrade
Andrade esteve presente no evento (Foto: Divulgação)

O técnico Andrade ressaltou o papel da Copa UPP como inspiração para uma convivência melhor. 

- O importante desse torneio é a união da comunidade com a polícia, que precisam estar juntas e viver em paz - disse o ídolo do Flamengo.