FUT in Company

Investimento da metodologia será revertido para projetos socioesportivos (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
17/05/2016
21:23
Rio de Janeiro (RJ)

Trabalhar competências organizacionais do mundo corporativo utilizando o futebol como ferramenta: essa é a proposta do FUT in Company, uma metodologia inovadora desenvolvida pela ONG streetfootballworld Brasil. É uma solução criativa que implementa diversas atividades esportivas em busca de aperfeiçoar a ambiência, a produtividade e a geração de valor de uma empresa. E ainda se apresenta como um elo de ligação entre o universo business e a área social, já que todos os recursos investidos serão revertidos para projetos que atuam com meninas e meninos em situação vulnerável. O FUT in Company foi lançando nesta terça-feira, no RH-Rio, evento que acontece até esta quarta, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro.

A concepção do FUT in Company é resultado de oito meses de um processo intenso e bastante apurado. Foram reunidos especialistas de RH, psicólogos, diretores de grandes empresas, gestores públicos, coordenadores de ONGs e empreendedores sociais para várias sessões de debates, práticas e avaliações. Também vale ressaltar a assessoria da empresa júnior da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no estabelecimento do plano de negócios.

- O FUT in Company é uma maneira descontraída de se fugir da zona de conforto e de trabalhar competências complexas que são chave para garantir a produtividade dos recursos humanos - afirma Inayara Kjaer, sócia da KPMG e uma das participantes de sessões da metodologia.

- Depois de participar de uma sessão de FUT in Company, ficou claro para mim que é uma metodologia poderosa para se trabalhar a melhora da ambiência corporativa - conta Rodrigo Lucchesi, Engenheiro de Produção da Petrobrás.

Entre as competências trabalhadas estão a integração, o desenvolvimento de pessoas, os processos de inovação, a internalização de valores, o mapeamento de competências, a diversidade, o team building social e o voluntariado. São oferecidos pacotes de atividades que vão desde duas horas durante uma tarde, programações de um dia inteiro e possibilidade de incluir monitoramento e follow-up.

A prestação desse serviço para empresas, unindo o que a ONG mais sabe fazer, é uma maneira de gerar recursos para que a sfw Brasil continue a mudar o mundo por meio do futebol. A cada dois mil reais investidos, por exemplo, a empresa está contribuindo também com a capacitação de um multiplicador formado, 15 especialistas em esportes educativos e aproximadamente 15 mil adolescentes e jovens de todo o Brasil.

- Conheço o trabalho da streetfootballworld Brasil e garanto que o futebol é uma ferramenta muito eficaz para trabalhar competências organizacionais no mundo corporativo - afirma a craque Marta, eleita cinco vezes melhor jogadora de futebol do mundo.