Guarany de Sobral (Foto: Reprodução / Facebook)

     Guarany de Sobral volta à elite, mas Itapajé, que perdeu vaga, promete recorrer (Foto: Reprodução/Facebook)

RADAR/LANCE!
21/01/2016
13:56
Fortaleza (CE)

As confusões continuam a assolar o Campeonato Cearense antes mesmo de a bola rolar. Na noite de quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva (TJDF-CE) estabeleceu que o Guarany de Sobral está apto para voltar à elite do Estadual, uma semana após rebaixá-lo sob suspeita de falsificar documentos de certidões negativas de débitos.

O presidente do órgão, Jamilson Veras, disse que o clube de Sobral cumpriu todos os critérios de defesa e comprovou que a autenticidade da documentação. Com o "retorno" do Guarasol, o Itapajé voltará à Série B estadual. O Galo da Serra havia conquistado o acesso após o Tiradentes ter sido punido em um primeiro momento. 

- Na resolução da presidência, a Federação considerou como inexistente a certidão, por não ser autêntica. Isso no dia 14 de janeiro. No dia 15, o Guarany de Sobral comprovou que requereu a documentação e apresentou a certidão negativa de débitos à FCF. E a Federação confirmou que a documentação era autêntica.

Segundo o mandatário, a falsificação da certidão será analisada pelo diretor financeiro, pelo presidente e pelo representante do clube na FCF. Em seguida, a denúncia será julgada pela Comissão Disciplinar de Futebol, sob pena de suspensão de 360 a 720 dias, e multa entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Porém, o imbróglio não promete acabar tão cedo. O Itapajé ameaça recorrer da decisão do TJDF/CE, e pleitear sua "volta" à elite do Campeonato Cearense.