LANCE!
10/10/2016
12:08
Rio de Janeiro

No último domingo, Vanderlei Luxemburgo voltou aos holofotes com suas inseparáveis polêmicas. Desta vez, o treinador atacou Pep Guardiola, do City, durante entrevista no canal Fox Sports. E o LANCE! listou dez polêmicas do técnico em sua trajetória no futebol.

 1- Vanderlei Luxemburgo ataca Pep Guardiola

Luxa voltou a criticar outros treinadores, o alvo da vez foi Guardiola. Durante entrevista, o técnico apontou que Pep é apenas marketing, não conseguindo conquistar certas marcas como a tríplice coroa com o Bayern de Munique.

- O Guardiola é mais marketing do que técnico - falou Luxa.

2 - Luxa contesta futebol chinês e discute com Felipão

Em participação no programa 'Bem, Amigos' , Vanderlei citou a corrupção existente no futebol chinês, o que gerou a revolta de Felipão, atual técnico do Guangzhou Evergrande.

- É só armado, lá é constante. Há alguns anos, muitas pessoas foram presas no futebol da China - declarou Luxa.

Felipão não gostou da declaração e respondeu: 

- Foram totalmente absurdas as palavras do Vanderlei. Foram infundadas - afirmou Felipão à ESPN.

3 - Vanderlei Luxemburgo discute com Marcelinho Carioca

Em um dos mais conhecidos casos, Vanderlei Luxemburgo discutiu ao vivo no programa de 'Por Dentro da Bola', da TV Band, com o ex-jogador Marcelinho Carioca. O motivo do desentendimento foi a acusação feita pelo ex-meia de que Luxa seria empresário de alguns atletas. A discussão foi intensa.

- Você é um safado. Você é moleque - afirmou Luxa, sobre Marcelinho.

4 - Luxemburgo x Ronaldinho Gaúcho

Após ter sido vazado um vídeo de R10 entrando em um quarto de hotel, com uma mulher, durante a pré-temporada do Flamengo, em Londrina, em 2012, a relação do técnico com o jogador ficou estremecida. Irritado com a situação, Luxemburgo admitiu a amigos que deixaria o comando do clube após atingir o objetivo da temporada. Luxa chegou a pedir demissão de Ronaldinho, que não foi aceita. Após o Rubro-Negro perceber que o atrito entre os dois não iria acabar, optou por demitir o treinador.

5 - Luxa afasta goleiro Felipe no Flamengo 

Em 2014, Vanderlei Luxemburgo havia retornado ao comando do Flamengo e não perdoou a postura de Felipe no episódio de sua demissão do Rubro-negro em 2012, após polêmica com Ronaldinho, quando se considerou traído pelo arqueiro.

Na ocasião, Luxemburgo tinha Ronaldinho Gaúcho como desafeto no elenco e esperava receber o apoio de Felipe, que também não mantinha boa relação com o meia. O goleiro chegou a ser acusado de comemorar a demissão do treinador, que negou publicamente. O desafeto não foi esquecido e o treinador afastou Felipe assim que chegou ao clube.

6 -  Luxa é investigado por sonegação fiscal

No ano 2000, Vanderlei Luxemburgo foi investigado por sonegação fiscal e suposto esquema na compra e venda de jogadores. A principal testemunha, à época, era a ex-secretária dele. Por conta disso, Luxemburgo foi convocado para depor diante de uma CPI do futebol. Além disso, o treinador teve que alterar os “W” e “Y” de seu nome por “V” e “I”, após ser pego por falsidade ideológica.

7 -   Luxemburgo protesta contra a Ferj e coloca uma fita na boca

No Campeonato Carioca de 2015, o treinador foi suspenso após uma polêmica declaração, onde alegou que o Flamengo deveria 'dar porrada' na federação devido à restrição de inscrever jogadores oriundos das categorias de base no Estadual. A regra revoltou o técnico que explicou a expressão. Durante uma coletiva, Luxa colocou um adesivo na boca como protesto pela falta de democracia e liberdade de expressão.

8 - Vanderlei Luxemburgo discute com Milton Leite

No programa 'Arena Sportv', Luxemburgo discutiu por telefone, ao vivo, com o jornalista Milton Leite. Tudo começou quando o narrador foi indagado a comentar sobre a contratação do jogador Léo Lima pelo Palmeiras. O comentarista criticou o currículo do meio e fez uma observação polêmica, dizendo que "leva a gente a desconfiar de que tem outras coisas por trás desse tipo de negociação”.

Luxemburgo não gostou nem um pouco da declaração e ligou para o programa, explicando os motivos para contratação. Quando parecia que o assunto estava concluído, o apresentador Cléber Machado perguntou se Luxa teria alguma coisa para acrescentar. O treinador aproveitou para avisar que seu advogado iria analisar a fita do programa e processar Milton Leite, afirmando que ele teria que explicar o que quis dizer e finalizou afirmando que o jornalista o perseguia.

9 - Luxemburgo discute via imprensa com Michel Levy

Não foram poucas as trocas de farpas públicas entre Vanderlei Luxemburgo e o ex-vice de finanças do Flamengo, Michel Levy. A insatisfação pelo atraso de pagamento da premiação pelo título estadual invicto em 2011, declarada por Luxemburgo no palco da festa dos melhores do campeonato, foi o primeiro arranhão. Não tão distante, outra discussão, via imprensa, aconteceu em dezembro de 2011, com o técnico reclamando de interferências nas contratações, dizendo que a comissão técnica tinha de indicar e o financeiro deveria apenas se posicionar sobre ser possível ou não viabilizar a verba.

10 -  Luxemburgo e Real Madrid

A maior oportunidade da carreira de Luxemburgo fora do Brasil, sem dúvida, foi em 2005. Contratado pelo Real Madrid, o brasileiro pode contar com uma equipe que tinha diversos craques do futebol mundial como Ronaldo, Figo, Zidane, entre outros. No entanto, o treinador não conseguiu bons resultados e acabou demitido.