Internacional x Sao PauloRG (Foto:Pedro H. Tesch/Eleven)

Internacional foi um dos clubes que já fecharam com o "Esporte Interativo" (Foto:Pedro H. Tesch/Eleven)

RADAR/LANCE!
20/03/2016
16:46
Rio de Janeiro (RJ)

Com as negociações do Esporte Interativo para conseguir o direito de transmissão do Campeonato Brasileiro entre os anos de 2019 a 2014, a concorrência entre as emissoras de TV se acirrará cada vez mais daqui por diante. E segundo o Blog do jornalista Rodrigo Mattos, do "UOL Esportes", o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), abriu investigação, em fevereiro, com o intuito de acompanhar as negociações entre clubes e emissoras e, para saber se a Rede Globo, atual detentora dos direitos televisivos do campeonato, estaria ameaçando os clubes que negociam com a concorrente de algum tipo de retaliação.

O Cade, de acordo com a publicação, deseja saber se a Globo "não fechará com times na TV Aberta se não obtiver acordo na TV Fechada". Os clubes, porém, negam qualquer tipo de problema neste sentido. A emissora carioca também nega qualquer procedimento.

Segundo o Blog, 16 clubes e as duas emissoras foram questionadas sobre os procedimentos nas negociações. A Turner, dona do Esporte Interativo, apesar das negativas dos clubes, demonstrou preocupação com as práticas que podem ser desempenhadas pela concorrente e disse que os dirigentes dos clubes têm o mesmo receio.

- Estes clubes manifestaram preocupação de não receberem propostas, ou de receberem propostas em valores discriminatórios, pelos direitos de TV aberta se fechassem contrato de TV fechada com o Esporte Interativo - disse a Turner.

Até o momento, segundo a publicação, Grêmio e Corinthians seriam os clubes que teriam respondido aos questionamentos do Cade. O presidente do Tricolor gaúcho negou que tenha algum problema com a Globo.

- Não houve qualquer tipo de ameaça da Rede Globo de Televisão em caso de aceite da proposta do Esporte Interativo - afirmou Romildo Bolzan Júnior, presidente do Grêmio, em resposta ao Cade.

Atém aqui, segundo o Blog de Rodrigo Mattos, o Esporte Interativo fechou com 15 clubes, sendo sete da Série A, sete da Série B, e um da Série C. Estes clubes seriam Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Santos, Santa Cruz, Figueirense e Ponte Preta, da Série A, Bahia, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu e Paraná, da Série B, e o Fortaleza, da Série C do Campeonato Brasileiro.