Sorteio do Campeonato Paulista 2016 - FPF (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)

Sorteio do Campeonato Paulista 2016 definiu os grupos e equipes (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)

Guilherme Amaro
05/11/2015
14:55
São Paulo (SP)

O Campeonato Paulista de 2016 terá seis times de pior campanha no geral rebaixados. Subirão apenas dois da Série A2 para a elite. A mudança foi decidida nesta quinta-feira, durante Conselho Técnico realizado na Federação Paulista de Futebol. Com isso, o Estadual de 2017 terá 16 participantes. A ideia é que sobrem mais datas para que as quartas de final e semifinais voltem a ter jogos ida e volta. 

Nos anos anteriores, quatro clubes eram rebaixamos e outros quatros subiam da Série A2, o que voltará a ocorrer a partir de 2017. A mudança foi um pedido dos quatro grandes do Estado, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, que buscam um tempo maior de pré-temporada. 

Sorteio do Campeonato Paulista 2016 - FPF (Foto: Reginaldo Castro/Lancepress!)
FPF sorteia os grupos do Paulistão 2016


Outra mudança no Paulistão de 2016 é que os técnicos não poderão trocar de times dentro do campeonato. Se o clube decidir mudar de treinador, mesmo de outro estado ou divisão, deverá homologar um acordo com o antigo técnico na Federação Paulista de Futebol. Em entrevista coletiva, o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, afirmou que essa mudança foi uma ideia do presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, e que ainda passará por uma análise jurídica.

- A ideia nossa era diferente, e essa foi ideia do Paulo Nobre. Era um assunto que a gente colocou na mesa, não tinha muita convicção, a gente não é presidente de clube, eu fui há muito tempo, mas queríamos ouvir sugestões. Esse formato veio do Palmeiras e os clubes entenderam que era a forma mais justa. Isso é óbvio que vai passar por análise jurídica, os clubes estão conscientes que tem que fazer esse estudo. A Federação quando escutou essa proposta entendeu que seria a melhor solução neste momento - afirmou.

Confira os grupos do Paulistão-2016

Grupo A
Santos
Botafogo-SP
São Bento
Linense
Oeste

Grupo B
Palmeiras
Ponte Preta
Ituano
São Bernardo
Novorizontino

Grupo C
São Paulo
XV de Piracicaba
Audax
Capivariano
Ferroviária

Grupo D
Corinthians
Red Bull Brasil
Mogi Mirim
Rio Claro
"Acesso 4" (Água Santa)