festival Lyon

Festival em Lyon reuniu jovens e adolescentes do mundo todo (Foto: Reprodução/Facebook)

LANCE!
06/07/2016
20:21
Lyon (FRA)

Ao mesmo tempo em que as seleções de Portugal e País de Gales se enfrentavam pela semifinal da Eurocopa, em Lyon, com os portugueses garantindo a vaga na final com vitória por 2 a 0, adolescentes e jovens do mundo todo se reuniram para mostrar o poder do futebol na transformação social e no desenvolvimento humano. Tudo por conta do streetfootballworld Festival 2016, que também aconteceu na cidade francesa e chegou ao fim nesta quarta-feira, reunindo mais de cem delegações de 70 países.

Foram cerca de 400 meninas e meninos de organizações sociais dos cinco continentes, todos reunidos por vários dias de intercâmbios multiculturais que utilizam o futebol para abordar temas de direitos humanos e conscientização coletiva.

O Festival contempla a prática socioesportiva do esporte utilizando a metodologia do Futebol 3, que prevê o uso do futebol como instrumento de transformação em três tempos: no primeiro, os jogadores conversam e definem as regras da partida; no segundo, é o jogo em si; e no terceiro, voltam a se reunir para uma roda de discussão sobre o que aconteceu em campo. É nesse momento que se trabalham as diferenças, expectativas e sentimentos dos participantes.

- Todos os momentos aqui foram inesquecíveis e muito enriquecedores para todos os participantes. É gratificante poder viajar, trocar experiências e estar aqui durante a Eurocopa para mostrar que outro futebol é possível - afirma Kaliandra Wegener, do Rio Grande do Sul.

- Reunir meninas e meninos de todas as partes do mundo é o ápice da nossa organização, da nossa rede. É um momento de muita emoção e crescimento! As ONGs brasileiras que estão aqui têm aproveitado muito a oportunidade, ainda mais hoje – dia de semifinal da Eurocopa - afirma Mirella Domenich, gerente-geral da ONG streetfootbalworld Brasil.