LANCE!
28/07/2017
11:51
Rio de Janeiro (RJ)

O meia Ederson foi operado na manhã desta sexta-feira, no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O atleta de 31 anos foi submetido a uma cirurgia de cerca de quarenta minutos para a retirada de um tumor no testículo. O médico Franz Campos, que conduziu o procedimento, explicou que foi necessária a retirada do testículo direito, substituído por uma prótese.

- Começamos uma guerra. A primeira batalha está vencida. É uma patologia rara, agressiva, mas que tem um índice de cura alto, desde que conduzido com celeridade, como está sendo feito pelo Flamengo. Correu tudo bem, ele já está no quarto, já está acordado, em companhia da esposa. Esperamos os melhores resultados para ele. Foi necessária a retirada do testículo direito que estava acometido pela lesão. Este material foi encaminhado para uma análise mais pormenorizada - disse o médico em entrevista coletiva após a cirurgia.

Ederson deve receber alta em 24 horas. O jogador está acordado, no quarto, na companhia da esposa, Patrizia Pighini. Os médicos acreditam que dentro de uma semana já tenham todas as informações necessárias para o tratamento adequado. O atleta deve ser submetido a novos exames em breve. Muito provavelmente, o meia será submetido a quimioterapia de dois a três meses.

A descoberta do tumor de Ederson deu-se de maneira surpreendente. Ele foi submetido a um exame antidoping no qual apresentou alterações hormonais. O Flamengo suspeitou do resultado e fez uma série de exames, nos quais descobriu o tumor nos testículos do jogador. 

Por enquanto, Ederson fica afastado das atividades no Flamengo. Agora, os médicos vão avaliar a gravidade da lesão provocada pelo tumor. As chances de recuperação são muito boas e há diversos atletas que já passaram pelo mesmo problema, como o jogador Abidal e Nenê, do basquete.

O tratamento ao qual Ederson está sendo submetido é conhecido como multimodal, com a cirurgia na primeira etapa. O médico do Flamengo, Márcio Tannure, acompanhou a cirurgia na manhã desta sexta-feira e mostrou-se otimista com o procedimento.