Jornalista esportivo Alberto Léo morre no Rio de Janeiro

Conhecido por uma memória invejável, ele estava trabalhando na Empresa Brasileira de Televisão. Seu grande momento na carreira foi na lendária equipe da Rede Manchete

Alberto Leo
Alberto Léo fez história na TV brasileira (Foto: Reprodução)

Escrito por

O jornalismo esportivo perdeu na manhã desta quinta-feira Alberto Léo. O jornalista morreu aos 65 anos, vítima de câncer de intestino, doença com a qual lutava já há alguns anos. Ele estava internado desde o dia 8 de junho na Clínica São Carlos, no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Desde 2013, Alberto Léo era o gerente de Conteúdo de Esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Rio de Janeiro e ficou responsável por toda a programação esportiva da TV Brasil e da Rádio Nacional.

Sempre conhecido por uma memória acima da média, capaz de resgatar fatos esquecidos pela maioria dos colegas, Alberto começou a trabalhar com esporte na televisão no ano de 1980 na TV Bandeirantes. Em 1985, migrou para a TV Manchete ao lado dos amigos Paulo Stein e Márcio Guedes, onde foi apresentador do programa Manchete Esportiva.

Na emissora, transmitiu a Copa do Mundo de 1986 no México e esteve também nos Jogos Olímpicos de 1988 em Seul. Chefiou a editoria de esportes até a extinção do canal, em 1999. Lá trabalhou junto com estrelas do jornalismo esportivo como João Saldanha e Sandro Moreyra.

Alberto Léo chegou à TVE do Rio de Janeiro em 2001 para participar como comentarista do programa Ataque, mesa redonda de debate esportivo exibida no domingo à noite. Com o tempo, virou editor-chefe do programa, que foi reformulado, e mudou de nome para Esportevisão e, atualmente, No Mundo da Bola. Compartilhava a bancada da atração na TV Brasil com os jornalistas Sérgio Du Bocage e Márcio Guedes.

Na emissora pública, Alberto Léo participou da cobertura de várias competições como a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010 a 2012, os Jogos Mundiais Militares de 2011 e do Campeonato Brasileiro das séries B, C e D nos últimos anos. Seu corpo será sepultado nesta sexta-feira, às 13h, no Cemitério Israelita do Caju.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter