HOME - Jogo das Estrelas no Maracanã - Zico (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

Jogo das Estrelas será realizado no dia 28 de dezembro, no Maracanã  (Foto: Paulo Sérgio/LANCE!Press)

João Pedro Granette 
08/12/2016
17:04
Rio de Janeiro (RJ)

O ex-jogador e ídolo do Flamengo, Zico, está acertando os últimos detalhes para a 13ª edição do "Jogo das Estrelas", que vai acontecer no dia 28 de dezembro e reunirá grandes jogadores no Maracanã. Segundo o Galinho, este ano vai trazer uma carga emocional bem grande por conta das perdas dos amigos Carlos Alberto Torres, Raul Quadros e por parte das vítimas do acidente aéreo envolvendo a delegação da Chapecoense. 

- A gente perde amigos, mas não vamos deixar passar em branco. Vamos homenagear também o Carlos Alberto Torres e Raul Quadros, os dois muito próximos a mim. Também lembraremos da Chapecoense. O jogo das estrelas tem esse sentido de homenagem. Vamos estudar as situações para ver como será feito... Foi uma pancada forte, nunca perdi tantos amigos de uma só vez.

- Sem dúvida, não da para fugir dessa carga emocional, é muita gente junta. É o futebol do Brasil que está de luto e foi abraçado pelo mundo. A carga emocional vai existir ainda por algum tempo, não só nesse dia, mas também por tudo isso que tem acontecido - concluiu o pensamento. 

Zico também falou sobre a união das torcidas em solidariedade à Chapecoense e exaltou o carinho dos colombianos com o povo brasileiro após esse momento triste da história do futebol. 

- Temos que fazer do futebol isso, ser somente adversário. Respeitando a camisa do adversário. Fiquei feliz de ver tudo isso. Não é necessário acontecer uma tragédia para acontecer isso (união entre os rivais). Não me surpreendeu a atitude dos colombianos. Eu já fui à Colômbia e fui muito bem recebido. 

- Eles amam o futebol brasileiro, respeito igual tem na Colômbia não existe aqui na América do Sul. Agradecemos isso tudo, deram uma lição para o mundo todo. 

Na coletiva de imprensa, que aconteceu no CFZ, clube do ídolo rubro-negro, Zico estava acompanhado de seu filho, Júnior, que organiza o Jogo das Estrelas e revelou alguns nomes que já estão garantidos para o dia 28 deste mês. Loco Abreu, Sorín, Bernd Schuster, Juan, Réver, Camilo, Renato Gaúcho, Júnior e Renato Augusto foram alguns dos jogadores citados. Outros nomes ainda estão perto de fechar participação no evento. 

Quando perguntado se tinha pique para atuar no Maracanã, Zico brincou com a imprensa e falou em remedinho para aguentar as dores no joelho. 

- Na hora a gente vê (se aguenta jogar boa parte do tempo), não tem jeito (risos). Vou tomar um remédio para o joelho não doer, estava caminhando na Índia e perdi uns quilinhos. Vou me preparar, ano passado cheguei muito perto da hora, mas o que importa é a festa.

Por fim, o ex-jogador do Flamengo comentou a declaração de Renato Gaúcho, um dos convidados para o Jogo das Estrelas, após o título da Copa do Brasil conquistado pelo Grêmio, de que "quem precisa estudar, vai para a Europa. Quem não precisa, pode tirar férias na praia".

- Eu concordo com ele, o futebol não se estuda. eu estudei matemática, português, geografia. O futebol a gente aprende. O cara que estuda futebol não vai me ensinar a fazer gol. Não é preciso estudo e sim visão.

- Eu não vou estudar futebol nunca. Estudei para estar aqui e falar bem. O futebol eu aprendi com treinadores de alto nível, vendo jogos, comentando e olhando bem as jogadas - finalizou.