Roger Machado Grêmio

                           Grêmio de Roger Machado lidera o Gauchão após 11 rodadas (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

LANCE!
30/03/2016
15:32
Passo Fundo (RS)

Líder do Campeonato Gaúcho, o Grêmio entra em campo na noite desta quarta-feira, diante do Passo Fundo, às 21h45, no Vermelhão da Serra. Caso faça a sua parte no duelo válido pela 12ª rodada da competição, o Tricolor garantirá a primeira colocação da fase classificatória com uma rodada de antecedência. O site do LANCE! transmitirá o duelo em tempo real.

O Grêmio soma 25 pontos contra 22 do vice-líder São José. Para garantir o primeiro lugar, os comandados de Roger Machado podem até ser derrotados em Passo Fundo caso o Zequinha também perca o seu jogo, que será diante do Glória, às 19h30, no Passo D'Areia. O Grêmio soma oito vitórias contra seis do São José.

Já o Passo Fundo, que vem de seis jogos sem derrota no Gauchão – três vitórias e três empates –, ocupa a sexta colocação, com 15 pontos, ficará muito próximo de se garantir nas quartas de final caso vença o Grêmio. O time ainda busca classificação para a Série D. Atualmente, o próprio Passo Fundo e o São Paulo de Rio Grande vão se classificado via Gauchão. Quem já está garantido é o São José, na condição de campeão da Super Copa Gaúcha do ano passado.

Diante do Passo Fundo, o Grêmio não contará com o apoiador Douglas, vetado por conta de desgaste físico, e do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira, que cumprirá suspensão. Em contrapartida, o goleiro Marcelo Grohe, que estava à serviço da Seleção Brasileira, deve chegar a Passo Fundo a tempo de atuar.

A tendência é que o Grêmio tenha a seguinte escalação: Marcelo Grohe (Bruno Grassi); Ramiro, Pedro Geromel, Fred e Marcelo Hermes; Walace, Maicon, Lincoln, Pedro Rocha e Fernandinho (Tontini ou Henrique Almeida); Bobô.

Já o Passo Fundo deve iniciar o jogo com: Matheus; Thiago, Leo Kanu, Gustavo e Alisson; Nata, Faísca, Lucas Roggia e Dudu Mandai; Jean Silva e Jean Carlos.

RODADA PODE SER DECISIVA

A rodada que tem início nesta quarta ainda pode garantir a classificação do São Paulo às quartas de final. O Leão do Parque tem, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola e da Academia LANCE!, 99% de chance de avançar. O adversário será o Aimoré, no Cristo Rei. Além do Passo Fundo, Ypiranga-RS e Veranópolis podem ficar próximos da classificação caso vençam Cruzeiro-RS e Lajeadense, respectivamente.

Na parte debaixo da tabela, o Aimoré pode ser rebaixado já nesta quarta, caso não vença o São Paulo diante do seu torcedor. Em 14º e último lugar, o Índio Capilé soma apena seis pontos, contra 11 do Glória, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Lajeadense e Cruzeiro, os outros integrantes da zona do descenso, podem se complicar ainda mais na rodada.