Futebol brasileiro terá prêmio de gestão para os clubes a partir de 2017

Iniciativa é da fabricante de bebidas Ambev através do "Movimento por um Futebol Melhor" e já tem a adesão de 12 clubes brasileiros

Maracanã
Adesão ao prêmio de gestão no futebol brasileiro será opcional pelos clubes (Foto: Bruno de Lima/Lancepress!)

Escrito por

Longe do ideal, apesar dos avanços nos últimos anos, a gestão dos clubes de futebol passará a ter no próximo ano uma motivação a mais para se desenvolverem e andar a passos largos rumo à profissionalização. Será lançado um prêmio de excelência no futebol brasileiro que irá avaliar as atividades dos clubes em um total de sete quesitos.

A iniciativa, denominada "Gestão de Campeão" é liderado pela fabricante de bebidas Ambev através do "Movimento por um Futebol Melhor". O lançamento oficial ocorre nesta terça-feira, em São Paulo, quando será divulgado quais prêmios serão oferecidos.

Até o momento, 12 clubes aderiram: Grêmio, Internacional, São Paulo, Ponte Preta, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Santos, Botafogo, Bahia, e Vitória. Os organizadores esperam mais adesões até o próximo mês, quando termina o prazo para participar da iniciativa ao longo de 2017.

Os clubes que participarem da "Gestão de Campeão" passarão por avaliações realizadas pela E&Y (ex-Ernst&Young) na próxima temporada. No período, as administrações dos clubes serão avaliadas em sete quesitos principais: Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol Profissional, Categorias de Base, Sócio-Torcedor e Resultados. Os participantes serão premiados em cada categoria, além do prêmio geral de melhor gestão.

Idealizadora do prêmio, a Ambev avalia esta como a terceira grande iniciativa da companhia voltada à gestão dos clubes de futebol. A primeira delas, lançada em 2010, foi a parceria para melhorar a estrutura dos clubes, como a reforma da sala de troféus do Fluminense e a manutenção do gramado do Engenhão junto ao Botafogo. Em 2013, a empresa lançou o "Movimento por um Futebol Melhor" ao lado de outras empresas para reforçar o programa de sócios-torcedores dos clubes.

- Agora estamos entregando conteúdo para quem participar do prêmio, que servirá de ferramentas para ajudar na melhora da gestão no futebol brasileiro - comentou Sandro Leite, gerente de marketing esportivo da Ambev.  

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter