LANCE!
07/07/2016
23:34
Rio de Janeiro (RJ)

O Flamengo encaminhou a contratação do atacante Leandro Damião, atacante que estava na mira do Rubro-Negro há quase um mês, conforme o LANCE! noticiou primeiro em 20 de junho. Segundo o "Jornal Extra", Damião e Fla chegaram a um acerto e já deixaram acordo apalavrado. Nos bastidores, o Rubro-Negro ainda evita cravar a contratação, mas também não nega.

O responsável direto pela contratação foi Rodrigo Caetano, diretor do Flamengo. Mas a liberação final com Modesto Roma Júnior, presidente do Santos, foi obtida por Eduardo Bandeira de Mello, mandatário do Rubro-Negro.

Damião jogou o início deste ano no Betis, que não quis prolongar a sua passagem. O seu contrato com o Santos é até 2018. Mas o jogador entrou na Justiça contra o Santos em 2015 e este ano as partes entraram em acordo. O clube paulista paga a ele em parcelas o que deixou de pagar no ano passado e dá 18 meses de “liberdade” pra ele jogar onde quiser. Depois desses 18 meses, se o clube interessado não pagar um valor “x”, o contrato dele volta a valer com o Santos. Mas ele não volta ao clube, só volta a valer pra ele procurar outro destino.


Caso o acerto se confirme, será uma vitória no "clássico" contra o Vasco na disputa pelo atacante. O Cruz-Maltino e o jogador tinham conversas avançadas, e o clube esperaria até sexta-feira para anunciar Leandro Damião, ou iria correr atrás de outro nome.

O Flamengo procurava por um substituto para Guerrero há algum tempo. O Rubro-Negro tentou a contratação de Hernane Brocador para fazer sombra ao peruano, mas não teve sucesso na empreitada. Damião surgiu como uma 'oportunidade de mercado' para o Rubro-Negro, assim como o zagueiro Réver, contratado sem custos. Como o camisa 9 já vem sendo especulado no mercado exterior, esta é uma contratação que serve também como precaução.

Se confirmada a chegada de Damião, ele será o décimo quarto reforço do Flamengo neste ano. O jogador chega para brigar por uma vaga de titular com jogadores que vem sendo questionados por parte da torcida, como Marcelo Cirino e Emerson. 

Ao mesmo em que tem acordo apalavrado com Damião, o Flamengo teve a perda de jogadores. Na apresentação de Donatti, o diretor executivo Rodrigo Caetano comentou sobre a possibilidade de baixas no elenco.

- Corremos o risco pois a janela de transferências se fecha para o Brasil, mas de saída ela permanece aberta até (o fim de) agosto. O risco de perder é muito grande - lembrou.