estádio Raulino de Oliveira

Raulino de Oliveira deve ser bastante utilizado com o fechamento do Maracanã (Foto: Divulgação)

João Matheus Ferreira e Pedro Barboza
06/01/2016
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Com a indefinição sobre a situação do Maracanã e a proximidade das Olimpíadas, as diretorias de Flamengo e Fluminense estudam opções de estádios para mandar os jogos em 2016. Diariamente, cada clube analisa pontos prós e contras de diversos locais, mas até agora não há nada concreto. No entanto, o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, desponta como a opção mais viável pelos dois clubes. Pelo menos para os primeiros meses do ano, onde as equipes disputam a Liga Sul-Minas-Rio e o Campeonato Carioca.

Segundo o LANCE! apurou, por questões de logística (distância da capital) e estrutura do estádio, o Raulino de Oliveira larga na frente das demais opções. Nas últimas semanas, levantou-se a possibilidade de o Ítalo del Cima, do Campo Grande, ser revitalizado para, quem sabe, receber jogos dos grandes que estarão "desabrigados" até os Jogos Olímpicos. A operação, porém, não é das mais simples. Seria necessário um grande aporte financeiro, além de alguns meses de obras para que o estádio esteja pronto para uma partida.

No caso do Flamengo, o presidente Eduardo Bandeira de Mello e o diretor geral Fred Luz estão à frente das negociações para encontrar a "casa" da equipe em 2016. A ideia é rodar pelo Brasil durante o Campeonato Brasileiro, tanto em arenas que foram utilizadas na Copa do Mundo, quanto em outros estádios, como por exemplo o de Juiz de Fora, cidade mineira que é vizinha ao Rio. Já nas Laranjeiras, a expectativa é que Volta Redonda seja bem utilizado em 2016.

- Já existe um acordo verbal entre as partes. Mas, por conta da crise que o país atravessa, colocamos todos os pontos para o Fluminense, já que não podemos ter gastos com isso. O prefeito já conversou sobre isso. É claro que para a cidade de Volta Redonda será muito importante essa cessão do estádio como casa do Fluminense durante o fechamento do Maracanã. Pouco antes do fim do ano, o diretor de marketing esteve aqui, visitou as instalações. Só falta, realmente, estes ajustes para que o acordo esteja selado. O Flamengo também está acordado com a gente - disse Roberto de Carvalho Parente, o Betinho, administrador do estádio Raulino de Oliveira, em entrevista ao LANCE!.

Tanto o Flamengo quanto o Fluminense têm compromisso como mandante ainda neste mês. O Tricolor recebe o Atlético-PR, dia 27, pela estreia na Liga Sul-Minas-Rio. Já o Rubro-Negro encara o Boavista, dia 31, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. As duas partidas ainda não têm local definido.