‘Fim de parceria Globo e Band pode mexer no marketing e na TV fechada’

Especialista em Análise Financeira da Academia LANCE!, Amir Somoggi diz que anunciantes perderão uma tela para divulgar produtos, e prevê migração do futebol para canais pagos

Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)
Taça do Campeonato Brasileiro (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Escrito por

O fim da parceria entre Globo e Band nas transmissões de futebol aponta mudanças bem significativas na questão mercadológica. Em termos de marketing, as empresas publicitárias agora terão um espaço a menos para divulgar suas respectivas marcas, pois o futebol, ao menos até este momento, está com uma tela a menos.

Este rompimento também indica a tendência global de que o futebol vá migrar para a TV fechada. A prova disto é que, além dos jogos de pay-per-view oferecidos pela própria Globo, atualmente o Esporte Interativo tenha entrado em uma disputa tão acirrada para obter os direitos de transmissão para partidas do Campeonato Brasileiro.

Naturalmente, esta " migração" para a TV fechada não irá acontecer tão drasticamente. Os canais abertos ainda são muito representativos na televisão brasileira, e com mais estrutura e condições financeiras do que os canais fechados (especialmente os voltados para o futebol).

Resta, agora, às Organizações Globo, rever os conceitos monopolísticos que criou, e viabilizar condições melhores para uma parceria, para não ficar refém de seus próprios erros. Caso contrário, a concorrência ficará ainda mais acirrada.

*Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportiva e Membro da Academia LANCE!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter