Torcedores - Flamengo x Fluminense

Torcedores de Fla e Flu estiveram todo o tempo juntos antes do jogo no Pacaembu (Foto: Fábio Suzuki)

Fábio Suzuki 
20/03/2016
15:11
São Paulo (SP) 

A realização de um Fla-Flu em pleno Pacaembu trouxe para São Paulo uma experiência que há tempos não se via: a convivência em harmonia entre os torcedores rivais antes e durante o jogo. Assim como ocorre no Rio de Janeiro, onde não há separação de torcidas no metrô e vias de acesso aos estádios cariocas e as partidas ocorrem com setores mistos, o ambiente nos arredores do tradicional palco de futebol da capital paulista é de tranqüilidade entre rubro-negros e tricolores.

O mesmo não ocorre em clássicos paulistas, onde a torcida visitante é toda escoltada pela Política Militar e é raro ver um torcedor rival no meio da torcida adversária.

- Não me preocupei com o fato de ter maioria de rubro-negros, apenas vim para o jogo. Achei que teria mais torcida do Fluminense, pelo menos 80% a 20%. Mas pelo visto mais de 90% do estádio será de flamenguistas – comentou o tricolor Sérgio Meireles, que foi ao jogo junto com três amigos torcedores do Flamengo.

- Só não vou comprar ingresso no meio da torcida do Flamengo pois se sair um gol do Fred ou do Gum terei que gritar e comemorar, aí já não sei como será a recepção deles – afirmou Meireles, que tentava comprar entrada para o jogo faltando duas horas para o início do jogo.

Assim como comentou o torcedor tricolor, o Pacaembu terá a grande maioria de torcedores do Flamengo, mas o fato não impediu que Lairton Sena andasse tranquilamente no meio dos rubro-negros antes do início do jogo.

- Fui no portão principal (local de entrada da torcida do Flamengo) e lá só tinha flamenguistas. Alguns fizeram gozações mas teve um que até tirou foto comigo – contou Sena, cuja última vez que foi ao estádio foi para ver o Fluminense em jogo na Arena Barueri, em 2012.

Segundo o 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar, houve orientações diferentes para o jogo de hoje em relação aos clássicos paulistas por conta dos setores mistos no Pacaembu para o Fla-Flu deste domingo.

- É diferente pois estamos acostumados a escoltar toda a torcida adversária para o jogo. Há uma preocupação maior por haver setor misto mas até o momento o clima é de tranqüilidade – comentou o soldado Botaccini.