Dez anos depois, Domingos ainda se emociona com Batalha dos Aflitos: ‘me causa arrepios’

Zagueiro, que atualmente joga no futebol do Catar, classifica o jogo que selou a volta do Grêmio à Série A, em 2005, como inesquecível

Hoje no Catar, zagueiro Domingos esteve em campo pelo Grêmio na Batalha dos Aflitos (Foto: Divulgação)
Hoje no Catar, zagueiro Domingos esteve em campo pelo Grêmio na Batalha dos Aflitos (Foto: Divulgação)

Escrito por

Na última quinta (26) se completaram 10 anos de uma epopeia que mexe, até hoje, com os corações gremistas. Da arquibancada ou pela televisão, eles viram o inacreditável acontecer diante dos olhos. Um time com quatro, e, depois, três jogadores a menos que o adversário conquistar a vitória e o acesso à primeira divisão do futebol brasileiro com o gol de um garoto de 17 anos. Isso depois de o rival perder dois pênaltis e de muita confusão em campo. Pois, se para o torcedor, a mais vaga lembrança da "Batalha dos Aflitos" faz o corpo ficar arrepiado, não poderia ser diferente com quem esteve em campo na tarde de 26 de novembro de 2005. É o caso do zagueiro Domingos, titular do Grêmio naquela vitória sobre o Náutico, por 1 a 0, gol de Anderson, e que foi o último dos quatro atletas tricolores a serem expulsos naquele jogo.

- Falar daquele jogo contra o Náutico me causa arrepios e provoca uma forte emoção. Só quem viveu aquele momento é que pode explicar. Mas tenho certeza de que honramos a forte camisa do Grêmio e pudemos resgatar o orgulho do gremista. Mesmo com toda aquela atmosfera, até certo ponto desfavorável, seria injusto não conquistarmos o acesso para a Série A. Felizmente, conseguimos e escrevemos o nosso nome na história - se emocionou o atleta. 


Hoje, Domingos atua no Al-Karitiyath, do Catar. E, mesmo com toda a distância, mantém vivas na memória as recordações daquele jogo.

- Sem dúvida foi uma partida inesquecível e jamais sairá da minha memória, pela entrega demonstrada por todos os jogadores do Grêmio que estiveram naquele jogo para superar aquelas adversidades. A superação falou mais alto e conseguimos segurar uma pressão absurda, até porque estávamos com três jogadores a menos - lembrou o jogador.

Para Domingos, agora, a maior dificuldade não é mais buscar uma conquista histórica,  defendendo a área tricolor das investidas rivais. Mas sim esquecer, por um momento, as saborosas lembranças daquele épico 26 de novembro de 2005 e olhar para a realidade atual do modesto Al-Karitiyath. O time é apenas o 11º colocado na tabela da Liga Catari. Mas venceu, nesta sexta (27), o Al-Gharafa, do também brasileiro Anderson Martins.

"A Batalha dos Aflitos"

Náutico 0 x 1 Grêmio

Local : Aflitos, Recife (PE)
Data : 25/11/2005
Árbitro : Djalma José Beltrami (RJ)
Cartões amarelos : Bruno Carvalho, Miltinho, Batata, Paulo Matos e Tozo (NAU); Domingos, Pereira, Lipatin e Escalona (GRE)
Cartões vermelhos : Batata (NAU); Escalona, Patrício, Nunes e Domingos (GRE)
Gol : Anderson, 61'/2ºT (0-1)

Náutico : Rodolpho, Bruno Carvalho (Miltinho), Batata, Tuca e Ademar; Tozo (Betinho), Cleisson, Danilo e David (Romualdo). Técnico : Roberto Cavalo

Grêmio : Galatto, Patrício, Domingos, Pereira e Escalona; Nunes, Sandro Goiano, Marcelo Costa e Marcel (Anderson); Lipatin, (Marcelo Oliveira) e Ricardinho (Lucas). Técnico : Mano Menezes

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter