HOME - Corinthians x Avaí - Campeonato Brasileiro - Arena Corinthians (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/LANCE!Press)

Arena Corinthians pode ser alvo de investigação em CPI da Copa (Foto: Marco Galvão/Fotoarena/LANCE!Press)

RADAR/LANCE!
24/02/2016
14:37
Rio de Janeiro (RJ)

Membros do Congresso brasileiro estão articulando uma CPI para investigar os contratos da Copa do Mundo de 2014. De acordo com informações do jornal “O Estado de S.Paulo”, os congressistas estão usando dados da Operação Lava Jato e a quebra de sigilo bancário e telefônico de dirigentes para investigar as suspeitas de corrupção na construção das obras e de membros do Comitê Organizador Local (COL).

Alguns senadores pretendem seguir com as investigações no futebol, focadas na organização da Copa no Brasil, após o fim dos trabalhos da CPI do Futebol, que será em maio. O senador Paulo Bauer (SC) indicou ao “Estadão” que de acordo com o volume de informações coletadas, é importante continuar com as investigações.

Essa nova comissão cruzaria os dados obtidos com a quebra dos sigilos bancários e telefônico de alguns dirigentes, como os ex-presidentes da CBF Marco Polo del Nero e José Maria Marin. Além disso, reuniria as informações descobertas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.

Um dos objetivos seria a investigação na construção de estádios. Na Operação Fair Play, em 2015, as autoridades encontraram indícios de fraudes e superfaturamente em construções da Odebrecht. Há suspeitas de irregularidades nas obras da Arena Pernambuco, Arena Corinthians, Maracanã e Fonte Nova.

Essa CPI da Copa também pode voltar suas atenções para o COL. O órgão que organizou o Mundial no Brasil teve como presidentes Ricardo Teixeira, Marin e Del Nero.